O vereador Wagner Petrini/PSB é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e, no comando da Casa, contará com a companhia dos parlamentares Edson da Rosa/Republicanos (1º vice), Lucas Caregnato/PT (2º vice), Alexandre Bortoluz/PP (1º secretário) e Andressa Mallmann/PDT (2ª secretária). No ato de posse, ocorrido em janeiro, Petrini recordou de sua trajetória pessoal e política, que tem como berço o bairro Desvio Rizzo, e projetou a gestão com diálogo, aberta à comunidade e pensando no melhor para o Legislativo e para a cidade de Caxias do Sul. A emoção, na tribuna, suavizou no momento em que a família (a esposa e os filhos) se deslocou da plateia para dar um abraço carinhoso no socialista.
Durante a transmissão de cargo, o vereador Lucas Caregnato/PT, que presidiu o Parlamento no ano passado, repassou a Petrini o Relatório da Gestão de 2025. “Hoje, passo a presidência a meu amigo e companheiro Wagner Petrini. Assumo a função de segundo vice-presidente com muita honra e lealdade à democracia e à potência de nosso poder Legislativo. Seguimos, juntas e juntos, na valorização, no fortalecimento da democracia e no destaque que o segundo maior poder Legislativo do Estado tem”, frisou Caregnato.
Petrini saudou as autoridades, amigos e familiares presentes e não conteve as lágrimas ao destacar sua história e raízes. “Minha trajetória é conhecida e dela tenho orgulho. Venho de família simples e trabalhadora, lá do Desvio Rizzo. Estou no terceiro mandato e não esqueci de onde vim e quem sou”, disse, emocionado e parando alguns minutos para retomar o fôlego. Neste instante, recebeu o abraço da esposa Josiele e dos filhos Isis e Gustavo, que se deslocaram da plateia até a tribuna.
O socialista agradeceu o apoio da família, a parceria de vereadores, do partido e de colegas parlamentares, a confiança do prefeito Adiló Didomenico/PSD, o auxílio de servidores e da comunidade. Disse, ainda, que não se apegará à cadeira da presidência e, aberto ao diálogo, trabalhará pela cidade e pela população. “Meu primeiro compromisso como presidente será contatar com deputados estaduais e federais que guardam relações com Caxias do Sul para que estejam cientes de nossas necessidades. Reafirmamos desde já que esta Câmara estará sempre aberta ao diálogo, e a Mesa Diretora permanecerá à disposição de cada um dos senhores e senhoras e da comunidade”, finalizou, com desejo de bom 2026 a todos, em meio aos diversos eventos previstos, como Copa do Mundo, Eleições e Festa da Uva.
Fonte: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul



