Nota de Apoio do Movimento de Mulheres Socialistas do PSB/RS

20/10/2025 (Atualizado em 20/10/2025 | 13:50)

O Movimento de Mulheres Socialistas do Partido Socialista Brasileiro do Rio Grande do Sul (PSB/RS) manifesta total apoio e solidariedade à vereadora Ana Ledur, do município de Harmonia, que nesta segunda-feira (20) enfrenta um processo de cassação por cumprir com ética, coragem e responsabilidade o papel que a Constituição Federal assegura a toda parlamentar: fiscalizar o Poder Executivo e defender a transparência na gestão pública.


Durante sessão da Câmara Municipal, a vereadora utilizou a tribuna para tratar de um tema de interesse público ao questionar o envolvimento do município em uma denúncia do Ministério Público Estadual sobre possíveis irregularidades na compra de máquinas agrícolas entre 2010 e 2015 — investigação que abrange mais de 50 municípios gaúchos e foi amplamente noticiada pela imprensa.


Em seguida, apresentou um pedido de informações oficiais, um instrumento legítimo do mandato parlamentar, reafirmando seu compromisso com a transparência e com o direito da população de ter acesso a dados públicos.


Transformar essa ação legítima de fiscalização em motivo para cassação é um ataque à democracia, à liberdade de expressão e ao direito das mulheres de exercerem seus mandatos de forma autônoma e responsável. Em Harmonia, a vereadora Ana Ledur é a única mulher e representante da oposição na Câmara Municipal — e tem atuado com firmeza, coerência e compromisso com o interesse coletivo.


O Movimento de Mulheres Socialistas reafirma que não aceitaremos nenhum tipo de perseguição política, especialmente contra mulheres que se destacam pela coragem de enfrentar estruturas de poder e defender o que é justo. Seguiremos lado a lado com Ana Ledur na luta pela ética, pela transparência e pela efetiva participação das mulheres na política, com liberdade e respeito.



Movimento de Mulheres Socialistas do PSB/RS

Fonte: