Pesquisadores, produtores e representantes de associações e entidades participaram nesta segunda-feira (26), na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, da terceira reunião da Subcomissão para discutir, alterar ou criar legislações que tratam sobre a aplicação de herbicidas hormonais nas cadeias produtivas gaúchas. A Subcomissão é presidida pelo deputado estadual Elton Weber.
Os depoimentos apontaram que, apesar do excelente trabalho de treinamento e capacitação feito pela Emater-RS, os prejuízos causados pela deriva dos defensivos seguem se alastrando. Os relatos também demonstraram que não existem controle e fiscalização suficientes, nem mecanismos de indenização de produtores prejudicados e muito menos punição dos responsáveis no Judiciário.
Segundo Weber, quando houver o encerramento do trabalho da Subcomissão, em agosto, o parecer e as sugestões serão entregues ao governo do Estado, mais especificamente às secretarias da Agricultura, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Saúde. “Seguimos nosso propósito de construir soluções com diálogo, sem lados, sem time do contra ou a favor”.
Dentre as entidades presentes estiveram Emater-RS, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-Sul), Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Ministério Público Estadual (MPE), Instituto Brasileiro da Erva Mate (Ibramate) e Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav). A próxima reunião da Subcomissão será em 9 de junho no município de Bento Gonçalves.
Fonte: Ascom dep.estadual Elton Weber