A Direção Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Rio Grande do Sul manifesta seu mais profundo repúdio aos ataques dirigidos à vereadora Beatriz Souza (PSB), vice-presidente da Câmara Municipal de Bagé, durante a sessão ordinária realizada no dia 17 de março.
Ao ser chamada de “leviana”, “chula”, “baixa” e “formadora de milícia digital” pelo vereador Carlos Adriano Carneiro (PSD), Beatriz foi vítima de um ataque que ultrapassa os limites do debate político e escancara uma postura machista, autoritária e incompatível com o exercício do mandato parlamentar.
Trata-se de mais um episódio de violência política de gênero, em que o intuito é intimidar, descredibilizar e silenciar uma mulher que ocupa legitimamente seu espaço de poder, conquistado pelo voto popular e exercido com seriedade e compromisso com a população bageense.
O mais grave é que esse comportamento parte de um vereador que, por sua posição institucional, deveria ser exemplo de respeito à democracia e à pluralidade de ideias. Em vez disso, opta por reproduzir a lógica da violência e do desrespeito.
O PSB-RS se solidariza com a companheira Beatriz Souza e reafirma seu compromisso com a luta por uma política em que mulheres possam atuar com liberdade, segurança e respeito. Não nos calaremos diante de qualquer tentativa de apagamento ou intimidação.
Direção Estadual do PSB/RS
Fonte: