Em Brasília, deputado Elton Weber trata de demandas de agricultores e municípios gaúchos

24/10/2024 (Atualizado em 24/10/2024 | 12:46)

O deputado estadual Elton Weber esteve em Brasília nesta semana e juntamente com o deputado federal Heitor Schuch tratou de diversas demandas importantes para agricultores e municípios gaúchos. Na terça-feira, Weber reuniu-se com a Chefe da Assessoria Parlamentar, Mariana Cunha, e com a Especialista em Regulação da ANEEL, Adriana Cruz, para discutir problemas na cobrança de contas de luz na zona rural das regiões da Fronteira e Campanha. 




Produtores de Bagé e Lavras do Sul relataram que a CEEE Equatorial está cobrando valores superfaturados, com base em médias de consumo, sem realizar a leitura obrigatória dos medidores. Weber irá protocolar um ofício detalhando cada caso, anexando as faturas questionadas. “Estamos trabalhando para resolver essa situação, garantir o ressarcimento dos consumidores e evitar que essa prática continue. Há relatos de pessoas que pagavam em torno de R$ 300 e receberam faturas superiores a R$ 1.800, o que é um absurdo”, destacou Weber.


Na quarta-feira, Weber, Schuch e o presidente da Coohaf, Juarez Cândido, participaram de uma reunião com o secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira, para tratar do atraso no cadastramento de famílias atingidas pela calamidade no Rio Grande do Sul no programa Minha Casa Minha Vida Rural. Estima-se que cerca de duas mil unidades habitacionais sejam necessárias, mas o processo de cadastramento, realizado pela Defesa Civil, está atrasado devido às dificuldades enfrentadas pelas prefeituras em priorizar as áreas rurais. Os parlamentares solicitaram a ampliação do prazo para garantir que os agricultores possam ter acesso às novas moradias. Schuch saiu confiante de que as pendências serão resolvidas em breve.


Fonte: Ascom dep. Elton Weber