Schuch e ministro da Agricultura entregam máquinas para municípios gaúchos

29/05/2024 (Atualizado em 29/05/2024 | 14:40)

Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) acompanhou nesta terça-feira (28) a visita do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a Santa Cruz do Sul e a instalação de gabinete itinerante do (Mapa) no Rio Grande do Sul. A cerimônia, realizada no Parque da Oktoberfest, também formalizou a entrega de 32 máquinas agrícolas da linha amarela, como retroescavadeiras e motoniveladoras, adquiridas com verba de emendas da bancada federal do Estado.


O maquinário irá contemplar 31 municípios gaúchos, dos quais sete indicados por Schuch: Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Sinimbu, Barros Cassal, Paraíso do Sul e XV de Novembro, todos fortemente atingidos pelas enchentes. “Serão fundamentais nesse momento para que os prefeitos possam começar a trabalhar na reconstrução das cidades e do interior”, destacou Schuch, ao agradecer a iniciativa do Mapa, que atendeu o pleito do deputado ao realizar o ato no vale do Rio Pardo, uma das regiões mais atingidas pela catástrofe.


O parlamentar também destacou a importância das ações de socorro garantidas pelo governo até agora, mas reforçou a necessidade se se avançar na pauta de ajuda, entre elas a anistia das dívidas rurais e recursos para capita de juro a cooperativas e empresas, com foco na manutenção da produção e dos empregos.


Em seu pronunciamento, o ministro anunciou a criação de um Fundo Garantidor para dar suporte às atividades econômicas afetadas, entre elas a agropecuária. De acordo com Fávaro, a Medida Provisória que cria os fundos garantidores deve ser publicada ainda nesta semana pelo presidente Lula. O seu funcionamento e regulamentação serão elaborados em conjunto com os setores. Empresários de todas as atividades terão acesso ao fundo, segundo ele. Para os produtores rurais, o instrumento garantirá recursos para operações de crédito.


Ao participar da reunião do ministro da Agricultura Carlos Fávaro com deputados após a instalação do gabinete itinerante do ministério em Santa Cruz, o deputado Elton Weber (PSB) cobrou a anistia de financiamentos de custeio e investimento do Pronaf e Pronamp com vencimento entre maio de 2024 e dezembro de 2025 para quem perdeu a produção ou bens financiados para produtores atingidos pelas enchentes em municípios com calamidade ou emergência decretados.


Deputado Elton Weber cobra anista de dívidas na entrega da pauta da agropecuária ao ministro Fávaro


Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa, Weber entregou ao ministro documento com a pauta unificada do setor agropecuário gaúcho, formulada com reivindicações de dez entidades de agricultores, como a Fetag, e setor agroindustrial. “Frente a está catástrofe está é a medida mais importante para que o produtor consiga sobreviver e retomar suas atividades produtivas e sua vida após todos esses prejuízos.”


O documento foi construído pela Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Luciano Silveira (MDB), articulador da reunião juntamente com o presidente da Frente da Agricultura Familiar no Congresso Nacional, deputado federal Heitor Schuch (PSB).