O presidente estadual do PSB, Mário Bruck, participou, na última quarta-feira (22), do III Seminário Internacional de Microfinanças, promovido pela Abcred e correalizado pelo Sebrae, em Brasília. “O seminário foi extremamente importante para troca de conhecimento e de experiências bem-sucedidas com outros países”, disse ao destacar o case apresentado pelo diretor executivo da Fundación Paraguaya, Roberto Gimenezes, que vai além da oferta de microcrédito, desenvolvendo um projeto social que envolve saúde e habitação. “A Fundação tem como missão Desenvolver e implementar soluções práticas, inovadoras e sustentáveis que ativem o potencial empreendedor das famílias para eliminar a pobreza multidimensional e para que possam viver com dignidade”, explicou.
O evento, que contou com a presença do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa do Pequeno Porte, Márcio França (PSB), e reuniu as principais lideranças do setor no Brasil e América Latina, teve como objetivo debater as mudanças necessárias ao desenvolvimento da indústria de Microfinanças no país, especialmente o microcrédito produtivo orientado regulamentado pela lei federal nº 13.636/2018 que instituiu o PNMPO – Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado.
Entre os temas abordados, conforme Mário Bruck que também preside o Fórum Gaúcho das Micro e Pequenas Empresas (Foretalece-RS), o seminário tratou do cenário das Microfinanças na América Latina e Caribe, os impactos do Crédito Produtivo Popular, políticas públicas e perspectivas, desafios para o setor entre outros.
O ministro Márcio França recordou a importância da modalidade há quase 30 anos no Brasil e declarou que impulsionar os microempreendedores é uma bandeira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, no Brasil há 17 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI), 20 milhões de Nano Empreendedores, sem regulação legal, e mais de 5 milhões de pequenas empresas.
“Temos que aproveitar esse instante em que o presidente criou esse ministério e me chamou para ocupar a posição. Esse é um assunto deste governo. O terceiro governo de Lula é voltado para os empreendedores”, declarou o ministro. Ele afirma ainda que há um entendimento por parte do governo federal de que o empreendedorismo é o “futuro da economia brasileira”.
Fonte: Ascom PSB/RS