Socialistas comemoram decreto que reverte extinção do Ceitec

07/11/2023 (Atualizado em 07/11/2023 | 09:45)

Por meio do Decreto 11.768, assinado pelo presidente Lula nesta segunda-feira (6), “autorizada a reversão do processo de dissolução societária da empresa pública Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. – Ceitec”, única fábrica de semicondutores da América Latina, instalada em Porto Alegre.


O Ceitec foi criado no segundo governo de Lula pelo então ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos (PSB), que defendia a independência tecnológica do país na área de microeletrônica e via na estatal a possibilidade de poder alavancar toda a cadeia produtiva nacional de semicondutores. Em dezembro de 2020, um decreto do governo Jair Bolsonaro (PL) autorizou a liquidação (fechamento) da Ceitec com o argumento de que não havia interessados em comprar a empresa. Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) interromperam o processo. Dois anos depois, os juízes ainda não concluíram a análise. 


A empresa pública atua em projetos e fabricação de circuitos integrados, chips, módulos e tags de identificação por radiofrequência, para aplicação em diversos segmentos.  A reversão vai reduzir os riscos de perdas relativas às instalações, máquinas e equipamentos, além de permitir o reingresso da empresa pública no mercado e a retomada dos negócios em menor prazo. 

Bandeira do PSB, a reversão do processo foi comemorada pelos socialistas. “O presidente Lula acerta na decisão de manter a fábrica de semicondutores e, com isso, recoloca o Brasil e o Rio Grande do Sul na vanguarda na produção de alta tecnologia” destacou o presidente estadual da sigla, Mário Bruck. 


Presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, o deputado federal Heitor Schuch (PSB), ressaltou a importância do Ceitec e de investimento tecnológico sustentável para nova política industrial do país. “O Brasil perdeu 10 anos em termos de competitividade na área de tecnologia e de se inserir de maneira soberana no mercado internacional em função da descontinuidade do Ceitec aqui no Rio Grande do Sul. Precisamos agora definir o papel ele quer exercer na economia mundial”.


Fonte: Ascom PSB/RS