As medidas lideradas pela FASE para qualificar a socioeducação marcaram as agendas do presidente José Stédile na Região das Missões. Destaque para o trabalho liderado pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santo Ângelo (Case). A possibilidade de ações conjuntas com o município também esteve em pauta.
O roteiro também foi marcado pelo recebimento de demandas das equipes do Case e da Escola Estadual de Ensino Médio Herbert de Souza — anexa à unidade. O diretor João Pereira da Silva apresentou parte da qualificação das rotinas no último período.
“Temos 13 unidades de internação e outras dez de semiliberdade em todo o Estado. Trabalhamos para devolver os jovens melhores para as suas famílias e para a sociedade”, disse Stédile durante entrevista que marcou o início das atividades.
Tendo como anfitrião o diretor do Case, Rodrigo Medeiros, na quinta-feira (25/05), o roteiro também contou com visita institucional ao Centro de Atendimento Socioeducativo em Semiliberdade (CAS). A unidade é administrada pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – entre os presentes, o presidente do Cededica, Gilberto Taborda.
Com o prefeito Jacques Barbosa, o presidente adiantou que a gestão da FASE busca estabelecer parcerias com os municípios por meio do Poder Executivo e das Câmaras de Vereadores.
O objetivo é promover debates e ações visando a construção da cultura de paz e a promoção da Assistência Social. O Poder Legislativo foi representado pelo vereador Rodrigo Thomas Flores.
No Juizado Regional da Infância e Juventude, Stédile foi recebido pelo Juiz Dr. Luiz Carlos Rosa. Trataram sobre as ações em andamento no CASE e no CAS e projetaram alternativas para a qualificação na infraestrutura das unidades que abrangem 89 municípios.
Qualificação Profissional pauta agendas do presidente da Fase na Região Norte
As rotinas de atendimento, as ações em curso e a projeção do segundo semestre. Os assuntos pautaram roteiro do presidente da FASE, José Stédile, em Passo Fundo, na Região Norte. Destaque para a realização de oficinas de Educação Profissional destinada aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa.
O gestor conheceu as instalações dos Centros de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo (Case) e da unidade de Semiliberdade (CAS). Dentro da proposta de regionalização da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE), as unidades abrangem outras 144 cidades da Região Norte do Estado.
“A socioeducação abre portas para novos futuros. A educação, tanto regular, quanto a profissional, são combustíveis essenciais para o sucesso das nossas medidas”, refletiu Stédile, apontando a qualificação profissional — conforme área de interesse dos socioeducandos — entre as prioridades atuais da gestão.
Tendo como anfitrião o diretor Alair Lago, na quarta-feira (24/05), a atividade também foi marcada pela visita à Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire. Anexa ao Case, a instituição de ensino atende aos socioeducandos do Case. A instituição de ensino é liderada pela diretora Ivonete Lemos.
A visita institucional ao Centro de Atendimento em Semiliberdade (CAS) foi outra atividade. O diretor Danilo Pereira Paim falou sobre as rotinas da unidade administrada pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cededica).
O presidente também cumpriu agenda no Juizado da Infância e Juventude e também na prefeitura. Em pauta, o programa de atendimento socioeducativo com foco nas ações e projetos para a Educação Profissional. A atividade teve como anfitriãs a Juíza Dra. Lisiane Marques Pires Sasso e a Promotora Cleonice Rodrigues Aires.
No âmbito do Executivo, por sua vez, a agenda foi realizada com o secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli. Trataram sobre a possibilidade de ações conjuntas.
O secretário adiantou que convidará o presidente Stédile para evento do município que abordará pautas como Assistência Social e a Socioeducação. A atividade será realizada no segundo semestre.
Também presentes a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Passo Fundo, Daniela Alarcony, bem como a responsável pelo Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa no município, Daniela Cidade.
Fonte: Saul Teixeira - Ascom Fase