PSB terá secretaria nacional para formação política da militância

13/03/2023 (Atualizado em 13/03/2023 | 10:30)

O PSB terá uma secretaria nacional para reforçar a formação e a qualificação política da militância socialista. A proposta foi apresentada à Comissão Executiva Nacional nesta quinta-feira (9), durante reunião na sede do partido, em Brasília.


Complementar ao trabalho da Fundação João Mangabeira, a criação da estrutura atende ao novo programa do PSB, que prioriza a formação de militantes com a elaboração de uma política nacional de formação política, ideológica e partidária e um plano de formação de lideranças.


Os segmentos sociais, parlamentares, presidentes estaduais, coordenadores da FJM, dirigentes e lideranças serão convidados a darem sugestões para auxiliar o projeto. A previsão é a de que as atividades tenham início ainda em 2023.


Segundo a proposta, a ideia é “tomar o novo programa do PSB como referência mais atual, imediata e mesmo circunstancial e desdobrá-lo […]”, combinando formas clássicas de aprendizado, como cursos e seminários, com plataformas mais modernas, como um podcast semanal, por exemplo.


O projeto da secretaria prevê três níveis de formação: básico, com conteúdo histórico sobre conceitos elementares de economia, filosofia e história; intermediário, sobre desenvolvimento do capitalismo e do socialismo; e o superior, com estímulos à produção e formulação política dos quadros do partido.



Fonte: Ascom PSB Nacional