Na última terça-feira (31), o Governo Federal reabriu o diálogo com os movimentos sociais abandonado nos últimos anos, após amplo desmonte das estruturas de participação popular na esfera pública. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou dois decretos que criam o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial, instâncias orientadas a manter, em caráter permanente, a interlocução com movimentos populares e organizações da sociedade civil no processo de elaboração e avaliação de políticas públicas. O órgão será presidido pelo presidente Lula e reunirá 68 representantes de movimentos e entidades a cada três meses. Já o Sistema de Participação Social Interministerial será coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência, centrada na coordenação do diálogo.
O secretário-geral da Negritude Socialista Brasileira (NSB- Nacional), Paulo Leites, participou do evento e do vídeo institucional produzido para dar visibilidade a esse importante marco na reconstrução da democracia brasileira. “O presidente Lula cumpre seu compromisso de campanha, retomando o diálogo com a sociedade, com a diversidade”, afirmou.
“Uma reunião como essa é gratificante”, confessou Lula. “Mas é importante que a gente tenha consciência de que esta é a primeira reunião, é a primeira criação de uma organização do povo brasileiro, para ajudar o governo e cobrar do governo, para que a gente possa fazer as coisas”, detalhou. De acordo com o presidente, o Conselho servirá à reconstrução da “participação popular efetiva”, onde todos os movimentos serão tratados em igualdade de condições.
Fonte: Com informações da NSB Nacional e Governo Federal