Na última semana, aconteceu a inauguração do Horto de Plantas Bioativas da Secretaria Municipal de Saúde de Paverama.
A iniciativa da ideia partiu das Agentes de Saúde, e a Secretaria de Saúde deu o suporte necessário para que isso fosse concretizado, “Não é de agora que queríamos colocar em prática esta ideia, pois isso já foi colocado para administrações anteriores. Ficamos felizes pela atual administração ter comprado essa ideia junto com a gente, e por isso, agradecemos a todos que se envolveram”, disse Márcia Tischer, uma das Agentes de Saúde responsáveis pela iniciativa.
A inauguração contou com a presença de representantes da Emater/Ascar Vale do Taquari, e a Extensionista Paveramense, Marlova Vivan Preto, destacou o trabalho, “Nossas meninas sabem o quanto foi lutado para que isso saísse do papel. Que a horta sirva para colaborar com os trabalhos das Agentes de Saúde e da Secretaria de Saúde em geral”.
O Deputado Estadual Dirceu Franciscon se fez presente no evento. Aproveitando uma sequência de visitas pelo Vale do Taquari, o político foi convidado pessoalmente pelo Secretário de Saúde, Ederson da Rocha, “Fiquei muito feliz pelo convite, pois tinha algo para compartilhar. Em uma visita recente que fiz a China, pude entender a importância dos chás para o povo Chinês e para a população mundial. Em qualquer lugar que se chega, empresas grandes, pequenas, hospitais ou restaurantes, eles oferecem chás. Aqui no Brasil temos o costume do cafézinho, da água, lá não. E precisamos mencionar que o povo Chinês tem uma cultura milenar. A grande quantia de chás tomados, pode ser um destes motivos” explicou.
Fechando a tarde, o Prefeito Fabiano Merence Brandão parabenizou as Agentes de Saúde, e fez questão de enfatizar que o projeto pode evoluir, “Esperamos que este projeto que tem uma importante relevância para a população, seja o início de um belo trabalho desenvolvido para que as informações cheguem as casas dos Paveramenses. Ninguém melhor do que as Agentes de Saúde para repassarem essas informações tão importantes para os munícipes. Nas casas, elas poderão explicar sobre os chás, e para que servem, e desta forma, colaborar para que a população diminua cada vez mais, o uso de medicamentos e antibióticos”, finalizou.
Fonte: PMP