Encontros Regionais: veja dados da série histórica

22/10/2019 (Atualizado em 22/10/2019 | 18:27)

Foram mais de 7,3 mil quilômetros percorridos por todo o Rio Grande do Sul – a distância de Porto Alegre até a Cidade do México. Apenas em rodovias, os organizadores permaneceram quase 95 horas – praticamente quatro dias rodando sem parar em uma van. Um esforço grande, mas o resultado da histórica série de 21 encontros do PSB compensou. “Poder ver o brilho nos olhos, a vontade e a determinação de cada socialista vale a pena e supera qualquer cansaço. Não tenho dúvida que o partido termina outubro muito mais preparado e qualificado do que estávamos em agosto”, afirmou o presidente estadual Mário Bruck.
Mário e a secretária de Organização do PSB, Maria Elaine Tarelli, foram os únicos a participar de todos os encontros. “Na verdade, nossa motorista, a Sonia Américo, também esteve em todos”, ressalta Elaine. Demais integrantes do partido foram se revezando para, a cada viagem, falar sobre finanças, comunicação, movimentos e outros assuntos de interesse dos socialistas.

Números
Os números impressionam também na quantidade de público. Entre deputados, prefeitos, vereadores e outras autoridades, foram quase 1,6 mil socialistas. E mais de dois terços dos municípios onde há presença ativa do PSB estiveram presentes –167 cidades estiveram representadas. Cada uma delas ganhou um banner  de 1x1,20m, que poderá ser usado em todos os eventos regionais. “Legal receber o banner,  mas nada se compara ao que nós aprendemos sobre as próximas eleições. Mudou muita coisa. Isso, sim, é muito importante para que cada militante tenha uma força renovada em 2020”, lembrou o prefeito de Nova Candelária, Renato Muller.
Toda as reuniões começaram dando ênfase à campanha Filie-se ao PSB, com a qual o partido espera aumentar em 20%, até o final do ano, a quantidade de filiados. Adesivos foram distribuídos a todos os presentes, assim como o Manual de Gestão Partidária, uma cartilha que mostra as melhores práticas para se conduzir os diretórios. Em seguida, os organizadores trouxeram dados locais (como mudanças administrativas e projeções) e dados gerais do partido – finanças e projetos, por exemplo.

Pontos
Um dos pontos altos foi feito diretamente pelo presidente Mário Bruck, que explicou as mudanças na lei eleitoral, as quais atingem diretamente a forma de cálculo de cadeiras nas câmaras municipais. Ele falou ainda sobre as alterações no financiamento de campanha  eas consequências com a proibição de coligações para as chapas de vereadores. “Será uma eleição bastante diferente, quem estiver melhor preparado salta muito na frente”, analisou Mário Bruck, que segue confiante na meta de 40 prefeitos e 300 vereadores do PSB eleitos em 2020.
A série começou dia 30 de junho, em Osório. Depois, o partido gastou algumas semanas para planejamento e se dedicar a outras questões – como a luta contra a Reforma da Previdência. Dia 9 de agosto, os encontros foram retomados em Camaquã. A partir daí, foram 20 reuniões em apenas 70 dias, até fechar a série em São João da Urtiga, dia 19 de outubro. “Gente, isso que está acontecendo é histórico, uma aproximação de todos nós que militamos pelo partido. É uma honra poder participar”, disse o secretário estadual de Obras e Habitação José Stédile, presente em parte das reuniões.
 

Resumo de alguns dados

Distância percorrida – 7.321 quilômetros (a distância entre Porto Alegre e Cidade do México)
Tempo na estrada com a van - 94,3 horas (quase quatro dias rodando sem parar)
Socialistas reunidos – 1.580 mil (média de 76 pessoas em cada encontro)
Novas filiações – pelo menos 250 (mais de por encontro)

Fonte: Comunicação/PSB RS