Década da agricultura familiar em destaque no Parlasul

02/10/2019 (Atualizado em 02/10/2019 | 12:25)

O lançamento da Década da Agricultura Familiar 2019-2028 foi pauta da reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul) que se esteve reunido no início da semana em Montevidéu, no Uruguai. O tema foi levado pelo deputado Heitor Schuch, um dos representantes do Congresso Brasileiro no fórum. 
 
O parlamentar  destacou a importância da iniciativa, criada pela ONU, com o objetivo de valorizar a agricultura familiar em todos os países e impulsionar o desenvolvimento sustentável, desafiando os governos a colocá-la no centro das políticas de segurança alimentar. A Década foi lançada para o mundo na Itália, em maio, na América Latina em agosto e, no Brasil, no dia 11 de setembro, durante comissão geral da Câmara presidida pro Schuch.
 
Em seu pronunciamento no Parlasul, ele reforçou a necessidade de envolvimento de todos os integrantes do bloco. “A ideia é que nos próximos dez anos o mundo todo se conscientize para a importância do incentivo à agricultura familiar, e os países adotem políticas públicas para garantia de renda, sucessão rural e produção sustentável e ao mesmo competitiva na pequena propriedade”, afirmou Schuch, lembrando que no Brasil os agricultores familiares produzem 75% dos alimentos mesmo detendo somente 20% da área de terras.

Fonte: Comunicação/Deputado Heitor Schuch