Weber lança Frente em Defesa dos Bombeiros Voluntários do RS

01/10/2019 (Atualizado em 01/10/2019 | 15:41)

Será lançada nesta terça-feira (2), em Porto Alegre, a Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul. Composta por 28 deputados de 13 partidos, a Frente tem o objetivo de fortalecer os serviços prestados pela categoria. O evento ocorre às 13h, no Espaço da Convergência da Assembleia Legislativa. 
O deputado Elton Weber, presidente da Frente, é um dos principais defensores da classe na Assembleia Legislativa, tendo sido autor do projeto de lei que criou a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes na Comunidade e o Dia do Bombeiro Voluntário, comemorado em 13 de julho. Entre muitas funções, esses profissionais atuam como auxiliares dos Bombeiros Militares e na ausência dos mesmos estabelecem convênios com os seus municípios para garantirem a prevenção e a segurança das comunidades.  
Os 1.250 bombeiros voluntários em atividade garantem a atuação em 49 municípios do Rio Grande do Sul. Em 2018, eles foram responsáveis pela realização de 22.146 atendimentos nas mais diversas situações.  
Weber ressalta a importância de o Estado fortalecer essa prestação de serviço, sem fins econômicos e de grande interesse público. “Precisamos incentivar essa categoria e contribuir para sua organização e desenvolvimento de atividades junto às comunidades. Eles estão lá, onde predominam os contatos sociais primários, as relações de trabalho voluntário e visam exaltar o trabalho dos cidadãos conscientes e líderes comunitários de maneira a colaborar com a prevenção de acidentes e a segurança da sociedade.”

Fonte: Comunicação/Deputado Elton Weber