Frente Parlamentar promove ação de conscientização no Dia Nacional da Doação de Órgãos

28/09/2019 (Atualizado em 27/09/2019 | 15:10)

Nesta sexta-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos da Assembleia Legislativa, cuja coordenação é da deputada Franciane Bayer (PSB) em parceria com o deputado Fábio Branco (MDB), promoveu no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, uma atividade de conscientização sobre tema. A atividade contou com panfletagem de materiais informativos, atividade voltada às crianças e distribuição de balas em formato de coração, símbolo da campanha.
De acordo com a deputada Franciane Bayer, o objetivo foi conscientizar as pessoas na conversa. "Hoje, mesmo que a pessoa se declare doadora, a família resiste em dar o consentimento. Queremos sensibilizar sobre a importância da doação, desmitificar o assunto, ressaltando que uma pessoa pode salvar até oito vidas".
O Rio Grande do Sul é um dos estados com mais doações de órgãos do país, ainda assim, o número de doadores despencou 20% entre 2017 e 2018. De acordo com dados da Secretaria da Saúde, no ano passado foram feitas 238, ante 295 em 2017. Até o dia 11 de setembro, a fila de espera no Estado contabilizava 1.436 pessoas. A maior procura é por rins, somando 1001 pacientes.
Debate familiar
O principal entrave para a doação de órgãos no Brasil são os familiares. Apenas no Rio Grande do Sul, 43% dos parentes nega a doação. Para Franciane é necessário ampliar as informações. "Não basta apenas se declarar doador. É necessário promover o debate dentro da família, deixando claro a intenções. Doar órgãos e tecidos é um ato de amor e solidariedade que pode salvar vidas, no caso de órgãos vitais como o coração, ou devolver a qualidade de vida, como os rins".


Fonte: Assessoria da deputada Franciane Bayer