Nova Prata sedia Festival Internacional de Folclore

11/09/2019 (Atualizado em 11/09/2019 | 17:00)

Até o dia 15 de setembro Nova Prata sedia a a 15ª edição do Festival Internacional de Folclore. Este ano o evento conta com uma novidade:  o concurso internacional de danças da FIDAF - Federation of International Dance Festivals, sendo o primeiro Festival da América a sediar a competição. Trata-se do maior evento cultural da Região Turística Uva e Vinho, reunindo mais de 1,5 mil artistas e envolvendo um público estimado de 40 mil pessoas.
Serão cinco dias de apresentações, projetos sociais e educativos - como o Projeto Escola e visitas a instituições - e muita dança no palco do Ginásio Santa Cruz, onde se apresentam grupos folclóricos do Paraguai, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, além dos grupos locais como Bailado Gaúcho - anfitrião do evento, CALA, Kalina, Centro de Tradições Gaúchas Querência do Prata, APAE, Ascodef, Grupo Afro, Abadá Capoeira, Centro de Traduções Gaúchas Retorno à Querência e Grupo Novo Milênio.
Os grupos que concorrem são Ensemble Sofia 6, da Bulgária; Empresa Titular de Danças Folclóricas da UANL, do México; Bayanihan, a Companhia Nacional de Dança Folclórica das Filipinas; Conjunto Nacional "Transilvânia", da Romênia; "Ural" da Rússia; e FS Jurosik, da Eslováquia.
Além da premiação de 1° e 2° lugares, os grupos também disputarão os prêmios de melhor figurino, melhor conjunto musical, melhor coreografia e o Destaque Popular. Esse último, será eleito pelo público do Festival, que poderá votar por meio de aplicativo durante os espetáculos.
Neste ano, o Festival faz um grande agradecimento à plateia, que sempre foi fiel ao evento em todas as suas edições, e já começa com o tema "todo o artista tem de ir aonde o povo está"!
Para assistir aos espetáculos noturnos, os ingressos já estão sendo comercializados no Centro de Informações Turísticas, na Praça da Bandeira de Nova Prata. Mas também o público poderá acompanhar as apresentações gratuitas dos grupos diariamente nas feiras de Artesanato, de Gastronomia e do Livro que estarão instaladas no centro da cidade.


Fonte: Assessoria PMNP