Em Rio Grande, Stédile busca exemplos para qualificar a gestão habitacional

09/09/2019 (Atualizado em 09/09/2019 | 15:03)

Dentro da proposta de descentralizar a gestão e conhecer a realidade habitacional do Estado, o secretário de Obras e Habitação, José Stédile, cumpriu roteiro nesta semana em Rio Grande, sendo recebido pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer. Na pauta os projetos e ações da secretaria para a promoção da habitação de interesse social nos municípios, bem como algumas iniciativas da prefeitura que servem de inspiração para a gestão estadual.
Durante a reunião, o prefeito realizou a assinatura da Portaria nº 013/2019 que nomeia a equipe de servidores que será responsável pela elaboração e coordenação do Projeto Pró Moradia. “Aproveitamos a presença do secretário Stédile para que ele fosse testemunha de um trabalho que tem como foco principal garantir qualidade de vida à população”, disse, em referência as 510 unidades habitacionais que serão construídas, além das 200 regularizações fundiárias que serão realizadas na localidade conhecida como Dom Bosquinho, beneficiando 2.800 moradores.
O encontro ocorreu na sala de reuniões da prefeitura e contou com a colaboração das equipes das secretarias envolvidas e do Conselho de Habitação de Rio Grande. “Temos percorrido o Estado para apresentar as nossas diretrizes e buscar exemplos que inspirem a nossa atuação à frente da SOP, principalmente em relação a política habitacional. Rio Grande é uma das nossas principais referências”, pontou, lembrando que a secretaria está realizando um censo habitacional do Estado, sendo que o levantamento embasará a atuação da pasta. “Trabalharemos para regularizar o máximo de áreas possíveis”, resumiu.
O titular da pasta também esteve no Empreendimento Junção, projeto realizado em parceria com o governo federal — através do Programa Minha Casa, Minha Vida —, o município e havendo participação do Estado. Recentemente o Conselho Municipal de Habitação aprovou a liberação de R$ 500 mil para a continuidade das obras que tem como objeto a construção de 1.120 apartamentos e 156 casas. Entretanto, o projeto sofre com os atrasos de repasse do governo federal. Aliás, a situação também foi tema da reunião.
Presentes no roteiro ocorrido na terça-feira (03), o vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, o secretário municipal de Habitação, Gilmar Ávila, a secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GPPE), Darlene Pereira, o vereador Jair Rizzo, além da diretora de Regularização Fundiária e Reassentamento da SOP, Letícia Gomes.

Fonte: Divulgação SOP