Câmara sedia no Brasil o lançamento da Década da Agricultura Familiar instituída pela ONU

09/09/2019 (Atualizado em 09/09/2019 | 12:53)

Instituída pela ONU, a Década da Agricultura Familiar 2019-2028 será lançada no Brasil na quarta-feira (11), às 9h, durante Comissão Geral da Câmara proposta pelo deputado Heitor Schuch, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar. O evento, no Plenário Ulysses Guimarães, reunirá especialistas e representantes das principais entidades do país para falar sobre os desafios do setor. Ao mesmo tempo, do lado de fora do plenário, no Salão Verde, será realizada exposição com painéis e mesa de produtos da agricultura familiar: pães, cucas, geleias, salames, queijos, sucos, verduras, frutas e artesanato. 
Lançada mundialmente em Roma no mês de maio, e na América Latina em agosto, na República Dominicana, a Década tem o objetivo de valorizar a agricultura familiar em todos os países e impulsionar o desenvolvimento sustentável, desafiando os governos a colocá-la no centro das políticas de segurança alimentar. Conforme Schuch, até o final de 2019 serão promovidos eventos de divulgação nos 26 Estados e Distrito Federal e no maior número possível de municípios. “Repensar os modos de vida é o que propõe as Nações Unidas com essa iniciativa. Enquanto 25% da população do planeta sofre com problemas decorrentes da obesidade, outros 11% - ou 821 milhões  de pessoas - passam fome. A agricultura familiar pode mudar essa realidade, fornecendo na própria localidade alimentos frescos e nutritivos, produzidos de forma sustentável, preservando o meio ambiente”, explica Schuch.
No entanto, pondera o deputado, nenhum setor estratégico prospera sem o apoio dos governos e da sociedade. Por isso a ONU entende que se todos os países trabalharem juntos nos próximos dez anos é possível construir um plano global para fortalecer a agricultura familiar, permitindo que os jovens permaneçam no campo. Entre os desafios a serem vencidos estão as disputas comerciais, as barreiras impostas pelas nações mais ricas, as grandes corporações que impõem seu modelo de produção e a necessidade e políticas públicas de apoio ao setor, entre outros.

Entre os convidados da comissão geral estão:
Alberto Broch – Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam) 
Rafael Zavala – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO Brasil)
Claus Reiner – Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida Brasil) 
Hernán Chiriboga - Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA)
Aristides Santos – Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag)
Heitor Petry - Presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo

Fonte: Comunicação/Dep. Heitor Schuch