Mais duas regiões elegem seus coordenadores

24/08/2019 (Atualizado em 27/08/2019 | 12:10)

Socialistas de mais duas regiões realizaram seus encontros na sexta-feira e no sábado e elegeram seus coordenadores. Na noite de sexta-feria foi a vez dos representantes do Vale do Rio Pardo se reunirem em Santa Cruz do Sul. O Encontro reuniu 12 municípios e mostrou a força da região que concentra o maior número de prefeituras do PSB. 
O presidente estadual Mário Bruck disse que a organização permite que o partido esteja preparado para aumentar o numero de prefeitos e de vereadores no ano que vem. E foi esta disposição que os socialistas demonstraram. Grande parte pretende lançar chapa majoritária e uma boa nominata de vereadores. 
Bruck salientou a as mudanças na lei eleitoral que não vai permitir coligações nas eleições proporcionais no ano que vem. Também explicou os cálculos para o quociente eleitoral que vai definir o número de cadeiras de cada partido nos municípios. "A proibição de coligações pode ser benéfica para quem tiver uma boa nominata, porque além das vagas cheias podem garantir nas sobras", disse.
O anfitrião e presidente do PSB de Santa Cruz do Sul, Fabiano Dupont, ressaltou a importância da integração entre os socialistas da região e que o trabalho coletivo vai fortalecer o partido. "O que fizermos aqui pode ecoar e ajudar um município vizinho", prevê.
O evento contou ainda com ato de filiação, e a presença dos prefeitos de Venâncio Aires,  Giovane Wickert, de Candelária, Paulo  Butzge e Vera Cruz, Guido Hoff, os deputados Heitor Schuch e Elton Weber, o vereador de Porto Alegre, Airto Ferronato, representando o núcleo de vereadores. Também se manifestaram o secretário geral do PSB, Vicente Selistre, e os representantes dos movimentos por Diego Adam (Juventude),  Arnobio Mulet (MPS), Dione Barreto (Mulheres), Paulo Leites (Negritude) e Marcelo Freitas (Sindical).
Na manhã de sábado foi a vez dos socialistas de 13 municípios do Vale do Taquari se reunirem na Câmara de Vereadores de Lajeado. O presidente do PSB local, Rodrigo Conte, apresentou o mais novo filiado e pré-candidato a prefeito Daniel Fontana. 
A participação de todos foi bem ativa para esclarecer dúvidas sobre a nova legislação junto ao presidente Mário Bruck. O secretário de Finanças, Anselmo Piovesan, falou sobre a prestação de contas. 
A secretária de Organização, Maria Elaine Tarelli, apresentou e abordou os benefícios do novo site do PSB,. No ar desde junho, é a principal ferramenta de comunicação do partido, estando disponível para todos os municípios repassem suas informações. Ela também orientou sobre a importância da organização partidária, além do trabalho de articulação política. "É preciso manter alguém cuidando da gestão, do registro e controle dos filiados", justifica. Para auxiliar nesta tarefa, o partido lançou um cartilha de Gestão Partidária que traz informações de forma didática sobre estes procedimentos.   
O evento contou ainda com a participação dos deputados Dalciso Oliveira e Heitor Schuch e representantes dos movimentos. 


Coordenaria do Vale do Rio Pardo
Fórum dos Presidentes
Fabiano Dupont- Santa Cruz do Sul
Coordenadores 
Arroio do Tigre- Atílio Puntel
Sobradinho- Jeferson Matana
General Câmara- Nadir Moraes
Venãncio Aires- Sandra Helena Wagner
Cachoeira do Sul- Ronaldo Trojahn
Candelária- Juarez Cândido 


Coordenadoria do Vale do Taquari
Fórum dos Presidentes
Fábio Porto Martins- Bom Retiro do Sul


Coordenadores
Bom Retiro do Sul- Celso Pazuch
Paverama- Maurício Marques
Lajeado - Rodrigo Conte
Estrela- Derlã Bellini
Teutônia- Fernando Fernandes
Encantado- Julio Cesar Ferreira

Fonte: Luciane Ferreira-PSB