Deputada Liziane Bayer cobra políticas públicas em defesa das crianças com microcefalia

02/06/2019 (Atualizado em 02/06/2019 | 16:09)

As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, de Seguridade Social e Família e de Direitos Humanos e Minorias promoveram, nesta segunda-feira (20), o seminário “Mães de Crianças com Microcefalia: Entendendo os Desafios e Superando o Preconceito”. A secretária de Políticas para as Mulheres da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, deputada federal Liziane Bayer (PSB-RS) compôs a mesa de abertura, juntamente com a primeira-dama Michelle Bolsonaro; a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; e o ministro da Cidadania, Osmar Terra.
 
A microcefalia é uma condição neurológica rara que se caracteriza por anormalidades no crescimento do cérebro dentro da caixa craniana. Em geral, ela ocorre quando os ossos do crânio se fundem prematuramente e não deixam espaço para que o cérebro cresça sem que haja compressão das suas estruturas. A alteração pode ser congênita ou manifestar-se após o nascimento associada a outros fatores de risco, como uma doença secundária. 
 
Liziane disse que o seminário aconteceu para que os parlamentares e autoridades competentes possam se posicionar sobre o tema. “Vamos trabalhar por políticas públicas inclusivas, que alcancem aqueles que ainda não tem a compreensão da importância de proteger uma vida", enfatizou. A socialista explicou que um dos propósitos do debate é entender os desafios da mãe e da família de crianças com microcefalia decorrentes da contaminação da gestante pelo zika vírus. “Queremos apontar soluções e desmistificar o preconceito a respeito dessas crianças”, completou.
 
De acordo com a parlamentar, trazer esse tema para o debate na Casa Legislativa é de suma importância para ouvir das mães, das médicas e das fisioterapeutas as necessidades, entraves e desafios de cada caso. Para a socialista, os parlamentares que devem pensar as legislações e políticas públicas para atender essas famílias. “O seminário nos traz uma realidade chocante que nós até compreendemos, mas ao ouvir os relatos, vemos que os casos são muito mais graves do que imaginávamos”, disse.
 
Ela alertou para o fato de que essas mães lutam há alguns anos para conseguir o apoio necessário. No entanto, a política pública não é bem executada e deixam as famílias desamparadas. “Temos como prioridade apontar essas falhas, principalmente na questão da entrega do serviço, de que forma podemos alcançar essas famílias e dar a elas o verdadeiro suporte para que cuidem das suas crianças com o direito que ela tem de viver com qualidade”, explicou. 
 
A deputada declarou também que por muito tempo as pessoas ficaram caladas sobre o assunto, ouviam o que um grupo falava e não tinham a ousadia e a coragem de opinar. “Eu lutei e trabalhei muito para chegar aqui e me honra participar desse seminário com um tema tão importante, que nos motiva a atuar e falar por aquelas pessoas que não tem voz aqui dentro”, declarou. 

Fonte: Moreno Nobre Foto- Sérgio Frances- Câmara dos Deputados