Heitor Schuch defende mais abertura de mercado para produtos brasileiros

02/06/2019 (Atualizado em 02/06/2019 | 16:06)

O socialista Heitor Schuch (PSB/RS) defendeu, nesta quarta-feira (29), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural que o Brasil tenha mais protagonismo mundial na comercialização de produtos do agronegócio brasileiro. O deputado gaúcho indagou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, presente na audiência, que sua Pasta busque novos mercados.
 
Heitor Schuch comentou que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, em Roma, na Itália, a década da agricultura familiar no planeta. “A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) já disse que o mundo vai ter alimentos se o Brasil produzir. Mas, não adianta apenas produzirmos. Também precisamos de gente que vá vender os produtos brasileiros para o mundo inteiro”, considerou Schuch.
 
Mercosul - O deputado socialista pontuou ainda a relação do Brasil no Mercosul. Nessa linha, criticou o posicionamento do Brasil no Mercado Comum ao destacar apenas a produção de maquinários. Membro do Parlasul, Heitor Schuch enfatizou que o Brasil é o maior país do bloco, entretanto, se posiciona de “joelhos” diante das nações vizinhas. 
 
O parlamentar citou que o acordo entre os países é favorável aos produtos de máquinas. “Mas, se formos olhar o que está sendo produzido no sul do País ficamos no prejuízo. Os insumos, os adubos, os agrotóxicos produzidos nos demais países do acordo são mais baratos. Perdemos competitividade com isso”, exemplificou.
 

Fonte: Fabrício Francis Foto- Cleia Viana- Câmara dos Deputados