Centro de Referência de Saúde da Mulher passa a atender população LGBT

27/01/2017 (Atualizado em 27/01/2017 | 17:40)

Passo Fundo é administrada pelo prefeito Luciano Azevedo
Passo Fundo é administrada pelo prefeito Luciano Azevedo

 

Propor um trabalho atento e qualificado para a população LGBT no município já motivou diversas ações por parte da Prefeitura de Passo Fundo e parceiros. Desde dezembro, o Centro de Referência de Saúde da Mulher passou a ser a referência na rede para atender a população LGBT. Para capacitar toda a equipe, o primeiro de três encontros previstos foi realizado na manhã dessa quinta-feira (26/01). 

Além do conceito e do atendimento técnico, a iniciativa busca o acolhimento da população LGBT, principalmente para entender como essa população está inserida socialmente, além de outras necessidades específicas. Quem conta é a psiquiatra do Centro de Referência de Saúde da Mulher, Bruna Chaves Lopes. “O ambulatório funcionava no Nonoai, como viemos para cá em dezembro, a equipe mesmo achou necessário retomar essa discussão. É diferente atender essa população, desde a forma de abordagem e assistência. Em parceria com o Plural, movimento aqui da cidade, organizamos a capacitação, que terá ainda outros dois momentos”, disse ela.   

Inicialmente Plural – Coletivo LGBT, agora Plural – Coletivo Sexodiverso, trouxe debates, explicações e orientações. Dois representantes do coletivo, Andrigo Braccini e Lucas Boff, ministraram a capacitação. O centro já vinha prestando atendimento para transexuais e, a partir de agora, a ideia é ampliar. “O atendimento do município passa a ser aqui. Já temos todo o suporte psiquiátrico e psicológico e o tratamento endocrinológico hormonal para transexuais que recebem atendimento. Com essa mudança queremos aumentar e acolher toda a população LGBT”, afirmou Bruna. 

O coletivo

O Plural é um coletivo de pessoas que se reúne, desde 2011, para discutir e agir em defesa de Direitos Humanos. Inicialmente denominado como um coletivo em defesa de LGBTs, ou seja, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, o grupo passou a se chamar Coletivo Sexodiverso. A nova proposta compreende a busca por um termo guarda-chuva, utilizado ao se falar sobre diversidade afetivo-sexual em amplitude, sem apagar nenhuma identidade ou não-identidade que desvie da heteronormatividade e da cisnormatividade.  

Para saber mais: www.facebook.com/pluralcoletivosdiverso. 

O centro 

O Centro de Referência de Saúde da Mulher, localizado na Rua Lava Pés, funciona como unidade escola, ligada ao Programa de Residência Multiprofissional com ênfase em Oncologia, através de uma parceria entre a Prefeitura, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Hospital da Cidade. 

Desenvolvido por uma equipe multiprofissional das áreas de enfermagem, psicologia, farmácia, fisioterapia e ginecologia, o trabalho da equipe atende: gestantes de alto risco; mulheres com resultados alterados em exames de rotina; mulheres e homens para o Programa de Planejamento Familiar; mulheres que tiverem alta após tratamento de câncer para acompanhamento multiprofissional; grupos terapêuticos pré e pós-quimioterapia e acompanhamento de familiares e orientações às famílias. Agora, o espaço também passa a receber a população LGBT. 

 

Fonte: Ascom Prefa. Passo Fundo