Intensivo de Formação Política forma multiplicadores regionais

28/05/2019 (Atualizado em 28/05/2019 | 10:57)

Quase 50 socialistas, de 17 cidades do Rio Grande do Sul, concluíram neste domingo o 2º módulo do Intensivo de Formação Política, realizado pelo PSB/RS em parceria com a Fundação João Mangabeira. “Todos agora serão multiplicadores do conhecimento adquirido”, analisou o presidente do PSB gaúcho, Mário Bruck.
Foram três dias de debates, palestras e outras práticas na Associação São Boaventura/Pousada São Lourenço, no bairro Partenon, na Capital. A abertura, na sexta-feira, contou com palestra do diretor da FJM, Fábio Maia, que ressaltou a importância da Fundação João Mangabeira na formação dos quadros socialistas. O vice-presidente da entidade, Alexandre Navarro, abordou as questões da conjuntura nacional. O coordenador da Escola Miguel Arraes, Adriano Sandri, apresentou um pouco da história do PSB no Brasil e o secretário geral do PSB/RS, Vicente Selistre, falou sobre a história do partido no Estado. O presidente Bruck comentou os destaques de uma gestão partidária eficiente. O secretário de Formação, Fabiano Dupont, coordenou a dinâmica sobre os Desafios do PSB no Rio Grande do Sul. Os participantes foram divididos em oito grupos para as discussões e apresentações. No segundo dia, cada grupo trabalhou sobre um tema – a história do PSB, fórmulas de gestão e outros. Um a um, todos os participantes receberam ainda noções de como discursar para grupos. “No trabalho de multiplicadores, teremos um papel importante na construção partidária, na elaboração e acompanhamento do melhor projeto para prestar o melhor trabalho na sociedade”, opinou o assessor parlamentar Roque dos Santos, de Campo Novo. “Tenho certeza que todos aqui puderam aprender coisas importantes, que vão ser úteis não só na vida política, mas no dia a dia de cada um”, completou Ana Paz de Oliveira, a Ana de Tandera, que atua em movimentos sociais.

Para Fabiano Dupont, o evento foi além das expectativas e a procura superou o número de vagas disponíveis. A iniciativa permite agora a formação nas regiões. Os participantes estão sendo capacitados desde o ano passado pelo PSB e pela Fundação João Mangabeira para serem multiplicadores. “A ideia é que, a partir do segundo semestre, os formadores já comecem a atuar em encontros regionais”, explica.
Dupont salienta que, mais uma vez, o partido e a Fundação demonstraram que estão preocupados em oferecer conhecimento e formação política para os companheiros socialistas das diferentes regiões. Ele avalia como positivo o nível de comprometimento dos participantes. “Eles saíram do curso extremamente motivados para repassar os conhecimentos adquiridos nos três dias. Tosos têm muita vontade de fazer a coisa acontecer”, acrescenta. Os deputados Elton Weber e Dalciso Oliveira, e o secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, também compareceram ao evento.

“Tenho certeza que, para todos, foi uma excelente troca de experiências. Todos aprendemos muito. Agradeço a cada um dos participantes”, finalizou Fabiano Dupont.

Fonte: Texto: Luciane Ferreira Foto: Renato Gava