Cetran-RS propõe ações de Segurança no Trânsito integradas ao Mercosul

26/01/2017 (Atualizado em 26/01/2017 | 13:18)

Luiz Noé e Cézar Schirmer
Luiz Noé e Cézar Schirmer

 

O presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RS), Luiz Noé Soares (PSB), esteve reunido com o Secretário da Segurança Pública do Estado, Cézar Schirmer. No encontro, ocorrido na quarta-feira (25/01), foram abordados projetos para a prevenção de acidentes e a promoção do trânsito seguro, bem como a integração e a troca informações ligadas ao tema entre os países integrantes do Mercosul. “Acreditamos que com a integração e a formação unificada poderemos diminuir consideravelmente o número de mortes em nossas estradas”, destacou Noé.

Conforme uma das propostas, os infratores deverão ser punidos mesmo que estejam fora de seus países de origem. “O objetivo é a integração dos dados entre os países para que os condutores que cometem infrações possam ser penalizados, o que hoje não acontece”, destacou o socialista. “Os crimes de trânsito praticados por brasileiros na Argentina, Uruguai e Paraguai ou vice-versa, devem ser exemplarmente punidos”, completou.

A quantidade de veículos que ingressam por ano em nosso país pelas fronteiras do RS, oriundos dos países do Mercosul, foi outra pauta do encontro. “A entrada desses veículos aumentam consideravelmente o fluxo em nosso trânsito. Os dados indicam que mais 1 milhão de argentinos passam pelo Rio Grande do Sul ou veraneiam em nosso Estado, causando um impacto enorme em nosso trânsito”, destacou Noé. Tais informações, conforme ele, são necessárias para a construção de políticas públicas e também para que se tenha  uma formação mínima e integrada dos países do Mercosul relacionadas ao trânsito. 

 

Com informações do Cetran-RS

Fonte: Saul Teixeira - Ascom PSB/RS