Em carta, presidente do PSB cumprimenta CNBB por posição crítica às reformas 

05/05/2017 (Atualizado em 05/05/2017 | 19:49)

Carlos Siqueira é presidente do PSB nacional
Carlos Siqueira é presidente do PSB nacional

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, escreveu ao secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, para cumprimentar a entidade pelo posicionamento e atuação crítica às reformas trabalhista e previdenciária.

Na carta, enviada nesta quinta-feira (4), Siqueira manifesta sua alegria ao ver a Igreja, mais uma vez, “junto dos pobres e daqueles que um processo excludente de desenvolvimento abandonou pelo caminho, como se gente menor fosse”.

No texto, o socialista afirma que “de tão injustas e ignominiosas, (as reformas) parecem uma vingança contra a população mais simples” do país. “Desse povo pretendem retirar não apenas direitos, mas a própria dignidade, em cuja ausência os sonhos de justiça dificilmente prosperam”, diz Siqueira, que reconhece a inspiração da entidade no papa Francisco.

Em nota oficial divulgada no último mês, a CNBB manifestou “apreensão” com relação às propostas do governo Michel Temer.  No documento, a entidade afirmou que os direitos sociais no país foram conquistados com intensa participação democrática e que “qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio”.

Leia a íntegra da carta:

 

     Brasília, 04 de maio de 2017

 

Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

SE Sul QI 801 Bl B – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-014

 

 

Reverendíssimo Bispo,

 

Dirijo-me a Vossa Reverendíssima com o coração pleno de alegria, por encontrar a Igreja, em que formei minha convicção religiosa, mais uma vez junto dos pobres e daqueles que um processo excludente de desenvolvimento abandonou pelo caminho, como se gente menor fosse.

 

Mais me conforta, ainda, que esse posicionamento não seja apenas político, o que seria por si só muito, mas principalmente obra da caridade cristã, que não permite a indiferença à sorte dos irmãos menos afortunados, não pactua com a injustiça em favor da conveniência e não mede esforços, para que o amor de Cristo se transforme em bálsamo, que regenera os corações endurecidos.

 

Motiva a presente missiva, em especial, a posição adotada pela CNBB quanto às reformas trabalhista e da previdência, que de tão injustas e ignominiosas, parecem uma vingança contra a população mais simples do Brasil. Desse povo pretendem retirar não apenas direitos, mas a própria dignidade, em cuja ausência os sonhos de justiça dificilmente prosperam.

 

Gostaria de salientar que a palavra da Igreja chegou em excelente hora, em primeiro lugar, por ir ao encontro do povo, com uma capilaridade que poucas instituições podem lograr. Foi, também uma mensagem de ânimo, que inspira a todos na busca da unidade de propósitos, em defesa de direitos tão arduamente conquistados, após a longa noite da ditadura.

 

Não posso me furtar a reconhecer, por fim, nessa feliz atitude da CNBB em defesa dos brasileiros, a luz do Santo Padre, que chega a todos os católicos com a boa nova da renovação de propósitos de nossa fé e da caridade que a anima.

 

Despeço-me na expectativa de que o Cristo vivo chegue a todos os brasileiros, na atitude cristalina de defesa de direitos sociais tomada pela CNBB.

 

Respeitosamente,

 

                                                                                          Carlos Siqueira

                                                          Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB)

                                                                                           

 

Fonte: PSB nacional