Eleições 2022 | Vai estar viajando? Saiba como votar em trânsito

18/07/2022 (Atualizado em 18/07/2022 | 19:43)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Vai estar fora da sua cidade nestas eleições? Você pode solicitar o voto em trânsito de 18 de julho até 18 de agosto. Saiba o que é necessário para votar em outro domicílio eleitoral e não perca a chance de mudar o rumo do Rio Grande do Sul e do Brasil.  

Como funciona? 

O voto em trânsito é a mudança temporária do local de votação. Para solicitar é preciso ter a situação regular no cadastro eleitoral, estar no Brasil, em uma cidade com mais de 100 mil habitantes, e comparecer no cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor, apresentando documento oficial com foto, para indicar o município ou estado onde pretende votar e o turno. Lembrando que essa solicitação precisa ser realizada de forma presencial.

Caso o eleitor não possa comparecer à seção na qual foi habilitado para votar em trânsito, ele deverá justificar a sua ausência, inclusive se estiver no seu domicílio eleitoral de origem no dia da eleição.


Vale ressaltar:

  • Quem estiver fora da sua cidade, mas dentro do estado em que vota, pode escolher presidente, governador, senador, deputado federal e estadual;
  •  Aqueles que estiverem fora do seu estado de origem poderão votar apenas para o cargo de presidente da República. 

Fique de olho nos prazos. 


Fonte: Stéphany Franco/Comunicação PSB RS