Parlamentares do PSB se destacam entre os cem mais influentes do Congresso Nacional

18/07/2022 (Atualizado em 18/07/2022 | 16:45)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta semana a Lista dos Cabeças do Congresso Nacional e dos Parlamentares em Ascenção em 2022. Sete deputados federais do Partido Socialista Brasileiro se destacaram entre os cem mais influentes do Parlamento. São eles: Alessandro Molon (RJ), Bira do Pindaré (MA), Danilo Cabral (PE), Marcelo Freixo (RJ), Professor Israel (DF), Tabata Amaral (SP) e Tadeu Alencar. Os parlamentares Lídice da Mata (BA) e Gervásio Maia (PB) foram apontados na categoria em “Ascensão”.


O líder do PSB na Câmara, Bira do Pindaré, estreou na lista este ano, com uma forte atuação à frente da bancada socialista no enfrentamento aos desmandos do governo Bolsonaro. O maranhense defende pautas como ampliação, aumento e permanência do Auxílio Brasil; o resgate da educação pública de qualidade; o combate à corrupção; pautas antirracismo, sendo uma delas a revisão da Lei de Cotas; saúde para todos; agricultura familiar; além de recursos para a ciência e tecnologia.


“É uma honra figurar entre os mais influentes, mas também uma responsabilidade. Política exige diálogo, articulação e compromisso. O nosso compromisso é com o povo, e permaneceremos fortes nessa luta por um Brasil melhor, livre da fome e da miséria, com mais oportunidades para todos”, disse Bira do Pindaré sobre o reconhecimento.


De 23 partidos na câmara dos Deputados, o PSB integra a lista do DIAP como o quarto mais influente, atrás apenas de PT (1º), PL e PSD (2º), MDB (3º). Divide o pódio com União Brasil e PP, que também estão em 4º Lugar com sete representantes na elite cada. O Partido Socialista Brasileiro é a segunda legenda de Oposição mais influente da Casa.


Mulheres de Destaque


Tabata Amaral e Lídice da Mata, as duas mulheres da bancada socialista, estão na lista como uma das cem “cabeças” do Congresso e mulher em Ascenção, respectivamente. Tabata é Secretária da Mulher, relatora da PEC 24/19, que dispõe sobre as despesas das instituições federais de ensino, faz importantes contribuições para a pauta feminina e para a educação. Lídice da Mata é uma das parlamentares mais experientes e articuladas da Câmara. Como vice-líder da bancada do PSB, se destaca na luta feminina, por direitos de trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil. Integrou a CPI Mista das Fake News, confrontou ministros do Governo Bolsonaro sobre o sucateamento promovido pelo governo – como o ex-chefe da pasta da Educação, Milton Ribeiro — e defendeu o piso salarial da Enfermagem.

Confira a publicação completa da Diap, clicando aqui.


Fonte: PSB na Câmara