Economia Criativa será estratégia de governo Lula-Alckmin

15/07/2022 (Atualizado em 15/07/2022 | 15:44)

Domingos Leonelli. Foto: PSB
Domingos Leonelli. Foto: PSB


Economia Criativa foi tema de debate na tarde desta quinta-feira (14) com transmissão ao vivo na Plataforma Juntos pelo Brasil, criada para apresentar, debater e permitir participação popular na construção do plano de governo da chapa Lula-Alckmin.

Com mediação do coordenador do Socialismo Criativo e ex-deputado federal, Domingos Leonelli (PSB), o debate contou com a participação do pré-candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin; do presidente da Fundação Perseu Abramo, o ex-ministro Aloizio Mercadante, e do vice-presidente da Fundação João Mangabeira, Alexandre Navarro.

Leia tambémLídice: Fomento à cultura é aprovado em comissão

Mercadante enfatizou que a inclusão da Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento é uma importante contribuição do PSB para o programa de governo de Lula e Alckmin.

“Essa é uma estratégia muito importante para o Brasil que a gente precisa dar muita relevância porque pode gerar muitos empregos, renda e oportunidades para a juventude. E é uma importante contribuição do PSB, do Congresso do PSB para nosso programa de governo”, disse o ex-ministro.

Domingos Leonelli ressaltou a importância do tema estar na pauta central da frente democrática que se formou em torno da candidatura de Lula e Alckmin e ressaltou a importância do debate para uma nova visão sobre a economia.

“A economia criativa é o novo nome do capitalismo moderno. Nós do PSB temos nossas críticas e são críticas poderosas, já que ela é também um fator gerador de desigualdades e precisa urgentemente da intervenção do Estado brasileiro para regular essas relações que ela tende a deixar para trás”, afirmou.

O Brasil pode ser um polo importantíssimo de Economia Criativa, diz Alckmin

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) destacou que um dos principais desafios de um possível governo Lula-Alckmin será a geração de emprego e renda. Nesse sentido, enfatizou que adotar a Economia Criativa como estratégia será fundamental para alavancar a economia brasileira.

“O setor primário da economia, que é a agricultura, está cada vez mais mecanizado. A indústria também tem um alto nível de automação e cada vez mais é o setor terciário da economia, ou seja, o setor de serviços que vem crescendo”, afirmou.

Ele destacou que a Economia Criativa pode ser uma importante estratégia para recuperar a imagem do Brasil em questões ligadas ao meio ambiente, além de alavancar a indústria do turismo, a cultura e a educação.

“O Brasil pode deixar de ser um pária internacional, como é hoje, nas questões do desmatamento na Amazônia para produzir com sustentabilidade, com preocupação quanto às mudanças climáticas. Temos um um potencial enorme com nossa diversidade cultural, biodiversidade, produção de tecnologias e o Brasil pode se tornar um polo de Economia Criativa”, disse Alckmin.

Sistema Educacional de qualidade é base para Economia Criativa

O presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, abordou a importância da educação para a implementação da Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento.

“A Economia Criativa é um diálogo entre Ciência, Tecnologia, Inovação, Economia e Cultura. Por isso para impulsionar essa estratégia, o Brasil precisa investir em um sistema educacional de qualidade. Precisa dar prioridade para a ciência, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.”

O ex-ministro lembrou que investir em Economia Criativa é fundamental para a reindustrialização do Brasil. “Não podemos continuar sendo uma grande fazenda exportadora de commodities. É preciso ter uma compreensão de que os produtos com maior valor agregado são os que mais tem inovação, talento e pesquisa.”

O vice-presidente da Fundação João Mangabeira, Alexandre Navarro, citou o Porto Digital de Pernambuco como um exemplo bem sucedido do investimento em Economia Criativa. “São 350 empresas incubadas com um rendimento anual de 3,7 bilhões de faturamento e que hoje tem em aberto mais de 800 postos de trabalho na área de tecnologia da informação”, informou.

O evento contou ainda com a participação da professora, economista e administradora pública da Fundação Getúlio Vargas, Ana Carla Fonseca, que fez um panorama da Economia Criativa no mundo.

Assista a íntegra do debate:

Compartilhe!

Fonte: Socialismo Criativo