Socialistas comemoram aprovação do piso salarial da enfermagem

15/07/2022 (Atualizado em 15/07/2022 | 15:41)

Líder do PSB, Bira do Pindaré, comemorou a aprovação da PEC que institui o piso salarial nacional da Enfermagem. Foto: PSB na Câmara
Líder do PSB, Bira do Pindaré, comemorou a aprovação da PEC que institui o piso salarial nacional da Enfermagem. Foto: PSB na Câmara


A Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 11/22, que institui o piso salarial nacional da Enfermagem para enfermeiras, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. O texto, aprovado ontem, 13, em segundo turno no Plenário da Câmara, dá segurança jurídica para a categoria ao incluir a sistemática de remuneração na Constituição. 

A medida tramita na Câmara desde o início de junho. O líder do PSB, Bira do Pindaré (MA), comemorou a aprovação da PEC e disse que esse é um dia histórico para o Brasil. “É o reconhecimento de uma categoria estratégica formada por heroínas e heróis, que lutaram bravamente contra a pandemia. Finalmente podem receber a efetiva valorização através do reconhecimento do seu trabalho. O PSB é favorável ao SUS, à ciência e defendemos a enfermagem como segmento fundamental, indispensável para que a população possa ter um bom atendimento. Viva a enfermagem no Brasil!”   

Leia tambémSocialistas defendem proposta que inclui na Constituição o piso salarial da enfermagem

Ele disse que esse é um passo fundamental para efetivar o direito tão sonhado pela categoria, tão importante para o nosso país e para a saúde pública. “É a valorização dos profissionais que mais atuam na saúde. Auxiliares, técnicos, enfermeiros, parteiros e parteiras, todos incluídos nessa grande decisão. Essa luta é nossa.”

O deputado Mauro Nazif (PSB-RO), defensor da categoria, também comemorou a aprovação da PEC. “Depois de muita briga, finalmente conseguimos aprovar o piso salarial da enfermagem. Parabéns a todos os profissionais da categoria, essa conquista é de vocês. Vitória!”

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) disse que esta é uma causa do Brasil e do povo brasileiro. “Os profissionais de enfermagem estão presentes em todos os municípios brasileiros, com dedicação extraordinária e, de forma especial, é uma categoria onde a presença feminina é extremamente majoritária.” 

Com informações do PSB na Câmara

Fonte: Socialismo Criativo