Documentário sobre a Casa Vidal será produzido em Taquara

14/07/2022 (Atualizado em 14/07/2022 | 17:11)

divulgação
divulgação

A Prefeitura de Taquara aderiu à programação da 4ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural que apresenta a temática “Patrimônio Cultural, Cidadania e Ética” e será realizada em todo Estado nos dias 20 e 21 de agosto. Segundo a Secretaria Estadual da Cultura (Seduc), atividades de reconhecimento e valorização das referências culturais regionais e ações que busquem refletir sobre os direitos e deveres com relação ao patrimônio cultural serão promovidas nos municípios. Em Taquara, um documentário está sendo produzido com o tema “Restauração da Casa Vidal e a participação cidadã na preservação de um patrimônio da cidade de Taquara-RS”, e será exibido no dia 20 de agosto, às 20h, às 19h, nas redes sociais (Facebook e YouTube) da Prefeitura do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott.

 

Conforme relata o chefe da Divisão do Arquivo Histórico, Maicon Rodrigues, o documentário trará depoimentos de cidadãos taquarenses sobre a história da Casa Vidal indo ao encontro da reflexão e preservação deste patrimônio histórico-arquitetônico de Taquara. “Para que o documentário possa ser construído de forma significativa procuramos construir uma linha temporal explicando um pouco da história do Município, da própria Casa Vidal e da participação de agentes civis e públicos no processo de efetivação da restauração da mesma”, explica o historiador Maicon. O evento é uma promoção da Prefeitura de Taquara, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott e o Arquivo Histórico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann com apoio do Ministério Público.

 

Para o diretor de Cultura, Luciano Salvaterra, preservar o patrimônio histórico-arquitetônico é manter viva a memória de um lugar e/ou de um povo. “Sendo o município de Taquara detentor de um grande conjunto de prédios históricos com característica arquitetônica eclética, vê-se a importância de participar de um evento onde serão trabalhadas a reflexão e a divulgação da história que envolve o “bem patrimonial”, desde sua construção até o atual estágio do processo de restauração do mesmo como exemplo para que outros também possam ser preservados futuramente”, destaca.

 

Casa Vidal

A Casa Vidal é o patrimônio arquitetônico mais antigo de Taquara. Foi construída na segunda metade do século XIX, no ano de 1882,  pelo coronel Jorge Fleck que governou Taquara como intendente, sendo edificada com tijolos unidos com pó de conchas marinhas vindas de Nossa Senhora da Conceição do Arroio (atual cidade de Osório). Alguns anos mais tarde a casa comercial foi adquirida por José Júlio Muller, figura política taquarense. No estabelecimento eram comercializados tecidos e ferragens, tornando-se um local de referência para os viajantes que chegavam na cidade.

 

Henrique Vidal Kohlrausch foi balconista do comércio, quando possivelmente adquiriu o comércio de seu antigo proprietário o qual permaneceu até a época em que suas atividades foram encerradas, na década de 90. A casa é conhecida como "Casa Vidal" em função da importância que este comércio representou para a cidade. “Por esse motivo objetiva-se divulgar e refletir sobre a sua história e sua importância na construção dos conceitos de memória e pertencimento dos taquarenses”, pontua Maicon.

 

O prédio passa por restauro em sua edificação desde 2018. O investimento total da obra, com a primeira e segunda etapa e a etapa que compreende o Edital de Museus, abrangerá um montante aproximado de R$ 6 milhões. Após concluída a restauração, a Casa Vidal passará a abrigar o acervo do Museu Municipal, do Arquivo Municipal e da Biblioteca Pública Municipal, além de salas para oficinas culturais, para exposição museológica, de apoio para atendimento ao público em geral e cafeteria.

Fonte: PMT