SDR entrega poço que garante abastecimento para 100 famílias em Santa Cruz do Sul

11/04/2017 (Atualizado em 11/04/2017 | 18:27)

Minetto é secretário pelo PSB
Minetto é secretário pelo PSB

A comunidade de Cerro Alegre Alto, no interior de Santa Cruz do Sul, celebrou no sábado a conclusão das obras de um poço artesiano que garantirá a continuidade no abastecimento de cerca de 100 famílias de agricultores familiares. A obra foi realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em parceria com a Associação Hídrica de Cerro Alegre e a prefeitura de Santa Cruz do Sul. O secretário da SDR, Tarcisio Minetto, o deputado federal Heitor Schuch e o deputado estadual Elton Weber, todos socialistas, participaram do evento. O poço complementa o abastecimento da localidade, que já contava com um em operação.

O novo poço de Cerro Alegre Alto tem 108 metros de profundidade e fornecerá água para consumo humano e criações. A comunidade agora aguarda a instalação de equipamentos e outorga ambiental para o início das operação.

Para se candidatarem a receber o serviço de perfuração, os municípios devem encaminhar ofício à SDR e se credenciar por meio de assinatura de termo de cooperação técnica. Neste modelo de parceria, a executa a obra de perfuração do poço, enquanto a prefeitura realiza serviços complementares, como instalação de bombas, rede de distribuição e caixas d'água.

Em 2016, o Departamento de Infraestrutura Rural e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) da SDR perfurou 96 poços tubulares profundos, permitindo o fornecimento de água para cerca de 2.880 famílias, em 41 municípios gaúchos. Este ano, foram 22 poços, em 10 municípios. Cada poço atende uma média de 25 famílias, com base no histórico de perfurações registrado pelo Dinfra.

Para suprir a demanda de poços no Estado, o Dinfra utiliza uma estrutura de cinco conjuntos de perfuratrizes rotopneumáticas. Quatro destes conjuntos são compostos por maquinário e caminhões seminovos, para obras de média profundidade, oriundos de convênio com o BNDES, e um conjunto de equipamentos e caminhões robustos para perfurações mais profundas.

 

Com informações de Nathalie Sulzbach - Assessoria de Comunicação SDR

Fonte: Assessoria