Frente da Agropecuária Gaúcha manifesta preocupação com impacto da alta dos juros do Plano Safra 2023

01/07/2022 (Atualizado em 01/07/2022 | 13:01)

divulgação
divulgação

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, o deputado Elton Weber (PSB) manifestou preocupação com o impacto da alta de juros do Plano Safra 2022/2023 anunciado ontem pelo governo federal em Brasília. Apesar de as taxas anuais serem inferiores a Selic (13,25%) e o juro do Pronaf variar entre 5% e 6%, houve elevação geral das alíquotas. No Pronamp, a taxa será de 8%. Além disso, todas as linhas do Proagro foram reajustadas, dobrando em alguns casos.

O deputado também manifestou preocupação com os recursos à disposição para equalização dos juros já que 70% dos recursos anunciados são livres e apenas 30% recursos controlados. Ele torce para que os valores anunciados sejam realmente liberados para que não ocorra novamente a falta de recursos antes do fim da safra como ocorrido no último ano. “Estamos na torcida para que os recursos sejam efetivamente aplicados. Hoje temos milhares de contratos abertos, não atendidos, no Rio Grande do Sul”, enfatiza Weber.

O Plano Safra 2022/2023 prevê R$341 bilhões destinados ao setor produtivo, sendo que R$53,6 bilhões para a agricultura e a pecuária familiar através do Pronaf. O valor destinado ao Pronaf é 36% maior do que no ano agrícola passado. Contudo, Weber alerta que em função da disparada dos custos de produção provavelmente não será possível realizar a mesma safra no novo ciclo.

Fonte: Patrícia Meira Cardoso - AL/RS