Weber destaca anúncio de primeira usina após criação do programa de estímulo ao etanol

23/06/2022 (Atualizado em 23/06/2022 | 13:03)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Produção e Autossuficiência do Etanol (Pró-Etanol) da Assembleia Legislativa, o deputado Elton Weber (PSB) avaliou como um marco a assinatura do protocolo de intenções entre BSBios e governo estadual para a abertura de uma usina de etanol em Passo Fundo. É o primeiro empreendimento anunciado após a criação do Programa Estadual de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Etanol (Pró-Etanol). A lei em vigor deste o ano passado é fruto do trabalho de anos da frente em conjunto com empresários, prefeituras, universidades, pesquisadores, vereadores e Emater.


“Sempre perseguimos o fomento à cadeia produtiva para, assim, ampliar a produção do biocombustível, aproveitando especialmente culturas de inverno como insumos, como trigo e triticale. E isto agora começa a acontecer”, comemora Weber ao ressalta que o empreendimento deve suprir 23% da necessidade de etanol a partir de 2027. Atualmente, o Rio Grande do Sul produz menos da 1% da sua demanda.


O protocolo prevê tratamentos tributários em relação ao ICMS para aquisições de fornecedores de máquinas e equipamentos industriais localizados no Rio Grande do Sul e importações do exterior de máquinas e equipamentos industriais, um dos pilares do programa de desenvolvimento. Além do aumento da oferta do biocombustível, haverá maior demanda por grãos na agricultura familiar e geração de empregos e ICMS dentro do Estado. 


Fonte: Ascom dep. Elton Weber