Elton Weber entrega medalha da 54ª Legislatura ao cooperativista Rui Polidoro Pinto

20/06/2022 (Atualizado em 20/06/2022 | 15:36)

divulgação
divulgação

Um dos expoentes do cooperativismo brasileiro, o advogado e professor Rui Polidoro Pinto será homenageado com a Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Elton (PSB). A solenidade será no dia 23 deste mês, na Central Cooperativa Gaúcha Ltda (CCGL), no município de Cruz Alta, a partir das 14h. Natural de Santa Bárbara do Sul, Rui Polidoro Pinto é reconhecido por uma vida dedicada ao setor agropecuário e cooperativista.

Ex-vice-presidente da Ocergs, ex-presidente da Fecotrigo e da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Rui Polidoro Pinto também comandou a Câmara Setorial das Cadeias Produtivas de Culturas de Inverno do Ministério da Agricultura e foi conselheiro de entidades como Embrapa Trigo, Apromilho, Fepagro, Fundacep e Emater.

Ao longo de sua trajetória, Polidoro teve papel decisivo em ações para fortalecer a cadeia produtiva do trigo, estimulando o desenvolvimento de pesquisa, o uso do plantio direito, a melhoria genética de variedades e o fomento à assistência técnica aos agricultores pelas cooperativas. Também atuou fortemente pela liquidez na atividade tritícola, defendendo o respeito ao preço mínimo remunerador ao produtor.

Ele ainda contribuiu de forma fundamental para os movimentos nacionais que culminaram com a criação do Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agropecuária (Recoop) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), este último uma ferramenta que permite desde 1988 a qualificação e capacitação no segmento agropecuário.

Fonte: Patricia Meira -AL/RS