Membros do governo já admitem que Bolsonaro tentará golpe

17/06/2022 (Atualizado em 17/06/2022 | 16:33)

Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução
Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução


Bolsonaro está próximo de tentar um golpe contra as eleições. Uma reportagem publicada nesta sexta-feira (17) pela jornalista Bela Megale, do diário conservador carioca O Globo, traz a informação de que membros do governo federal já tratam abertamente da possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro (PL) fazer algum tipo de peripécia ilegal que provoque a suspensão das eleições de outubro.

O chefe do Executivo estaria num momento “raivoso”, dizendo a todos que será reeleito porque é isso que sente quando cumpre suas agendas de campanha (antecipada e ilegal). Ele sente que o povo está com ele, ainda que todas as pesquisas de intenção de votos apontem para a erosão de sua imagem e para uma vitória massacrante do ex-presidente Lula (PT), possivelmente em primeiro turno.

Leia também: Mais uma vez Bolsonaro ameaça dar golpe nas eleições

A desculpa, segundo esses integrantes do alto escalão que não quiseram (e não puderam) se identificar para a jornalista, é de que, ao perceber que a derrota é iminente e inevitável, Bolsonaro acentuará o discurso de que o sistema é falho, passível de fraude e que “só aceita eleições limpas”. Para isso, dizem, ele acredita em apoio total das Forças Armadas para promover uma ruptura institucional, eufemismo usado para se referir ao desejado golpe de Estado que o radical almeja desde o primeiro dia de mandato.

Os interlocutores dizem ainda que perceberam na atitude do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de acatar, mesmo que tardiamente, algumas das recomendações dos militares em relação à segurança das urnas eletrônicas como forma de baixar a fervura e deixar os generais satisfeitos, fazendo com que eles esvaziem qualquer argumento do presidente sobre a lisura da disputa.

Debates

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em entrevista à CBN Recife nesta semana, que debateria com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “hoje, agora”. Logo a seguir, no entanto, o presidente afirmou que “não quero só é bater o martelo agora pra não dizer depois que eu recuei”.

Bolsonaro admitiu que Lula deve ser o seu oponente, se por acaso tiver segundo turno:

“Tem que definir o segundo turno. Em havendo, eu irei, obviamente. No primeiro… porque, o que acontece… debater com o Lula, eu debato com ele hoje, agora, sem problema nenhum”, declarou.

“Levar pancada”

Logo a seguir, justificou que não participa no primeiro turno porque irá “levar pancada” de todos os outros candidatos.

“Todos estão contra mim. Então eu vou ali levar pancada o tempo todo e não vou poder me defender. Ou acusar ou fazer ponderações contra isso, contra aquilo. O que é lamentável no debate é que se baixa o nível, tá? Mas, se for o caso, eu comparecerei no primeiro turno. Depende das circunstâncias. Eu não quero só é bater o martelo agora pra não dizer depois que eu recuei”, concluiu.

Bolsonaro já havia dito, no último dia 4, que participaria dos debates no primeiro turno se Lula também for.

Fonte: Socialismo Criativo