Pensar Brasil | Carlos Siqueira defende coesão social para superar momento difícil e reconstruir o pais

16/05/2022 (Atualizado em 16/05/2022 | 09:54)

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, participou na noite desta sexta-feira (13) do Congresso Pensar Brasil – Diálogos sobre trabalho, desenvolvimento e futuro, evento realizado no Rio de Janeiro com o objetivo de debater temas voltados à classe trabalhadora.
O objetivo do debate realizado no Museu do Amanhã foi estimular uma análise das relações atuais de trabalho, entender se estão adequadas às necessidades da sociedade e da economia, adaptadas às demandas criadas pelas novas tecnologias, pela mudança do perfil da população e pela necessidade de mobilidade e flexibilidade.

Em sua fala, Siqueira abordou a importância da eleição que ocorrerá este ano e a necessidade de união da população. “Para que o país volte a figurar como uma importante economia, é necessário que tenhamos visão estratégica para gerar uma indústria de ponta, produzir tecnologia e agregar valor aos nossos produtos”, afirmou.

Para o socialista, trata-se de um momento decisivo da história nacional em que é necessária a participação de toda sociedade, “só assim seremos capazes de entrar na revolução 4.0 e oferecer empregos de qualidade à população”.

Siqueira acredita que há um déficit democrático no país que precisa ser superado e isso só ocorrerá com a união de forças. “Precisamos unir forças políticas de diferentes espectros para ganhar a eleição mais importante de nossas vidas. Tivemos muitas conquistas desde a redemocratização, mas em algum momento começamos a perdê-las. O sistema político se pulverizou e foi se deteriorando sistematicamente, culminando na eleição do deputado mais despreparado, reacionário e fascista do país: Jair Bolsonaro”.

Para Siqueira, a classe política deve desculpas à população e, ao vencer as próximas eleições, deve “fazer uma ampla e profunda reforma que pense o país de forma programática, valorizando suas riquezas e diferenças”, disse, referindo-se aos setores progressistas e democráticos liderados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Precisamos estar atentos e procurar nos unir, o PSB busca uma frente que vá além da esquerda, reunir pessoas com objetivos em comum, capazes de desenvolver o Brasil. Se isso for bem articulado, interessará a todos e não apenas a certos segmentos, podemos unir as pessoas em torno de objetivos em comum. Precisamos criar autoestima no povo brasileiro, acreditar em um governo. Se não for assim não conseguimos justificar nossa atividade política, a população tem que sonhar de novo”, defendeu.

Siqueira explicou que essa foi a razão de Alckmin passar a integrar os quadros do partido.

“Mesmo sabendo das nossas diferenças, e sobretudo por elas, nós acreditamos no que estamos fazendo. Ao invés de desunião, nós precisamos de coesão social. Estamos correndo perigo, não apenas pela questão democrática, mas porque perdemos o fio do desenvolvimento, perdemos a esperança e nós precisamos reconquistá-la. Para fazer isso é necessário ter uma visão estratégica de desenvolvimento, ao invés de dividir as pessoas, podemos e devemos uni-las em torno de interesses em comum.”, recomendou.

Pensar Brasil

Pensado e criado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pela Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciário-SP), o Pensar Brasil – Diálogo sobre trabalho, desenvolvimento e futuro tem como objetivo discutir sobre as relações de trabalho, crescimento econômico e o desenvolvimento do país.

Além de autoridades, ex-ministros e membros da sociedade civil organizada, estiveram presentes os pré-candidatos à presidência da República Ciro Gomes (PDT), por meio virtual em razão de estar acometido de COVID-19, André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e general Santos Cruz (Podemos).


Fonte: PSB nacional