Aprovado no Congresso o projeto que remaneja recursos para a agricultura

29/04/2022 (Atualizado em 29/04/2022 | 13:44)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Finalmente, após muita pressão, mobilização e negociação junto ao governo e aos deputados e senadores, o Congresso Nacional finalmente aprovou, nesta quinta-feira (28), o projeto de lei (PLN 1/22) que abre crédito suplementar de R$ 868,5 bilhões para o Plano Safra 2021/2022. A proposta, agora, será enviada à sanção presidencial. "Agora sim podemos dizer que o Congresso fez sua parte, garantindo o crédito necessário para a retomada das contratações do crédito rural", comemorou Schuch.


A proposta estava parada desde o início de março e sua votação era motivo de cobranças por parte da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, que chegaram a realizar protesto em Porto Alegre, cobrando esta e outras medidas de apoio aos agricultores atingidos pela seca no Estado. Agora, com a aprovação, a expectativa é de que as linhas de crédito para financiamentos, que estão totalmente suspensas, sejam retomadas o mais brevemente possível.


De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, o projeto de lei demorou muito tempo para ser aprovado, o que fez com que a agricultura e a pecuária familiar ficassem sem recursos em todas as linhas de financiamento, o que não acontecia há muito tempo. "Esperamos que a burocracia seja superada logo para que a safra de inverno não seja prejudicada”, afirma o dirigente.




Fonte: Ascom dep. Heitor Schuch