Doação de cinco toneladas de feijão atenderá 600 crianças e jovens da Fundação de Proteção Especial

03/04/2017 (Atualizado em 03/04/2017 | 19:19)

Tarcísio Minetto (PSB) é o titular da SDR/RS
Tarcísio Minetto (PSB) é o titular da SDR/RS

A doação de cinco mil quilos de feijão vai complementar a alimentação de cerca de 600 crianças e jovens atendidos pela Fundação de Proteção Especial (FPE) pelos próximos cinco meses. A doação ocorreu na quarta-feira (29/03), no galpão de almoxarifado da FPE, onde são armazenados os produtos utilizados pela instituição. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e da Secretaria da Educação (Seduc), que destinaram parte do produto adquirido através de convênio do Estado do Rio Grande do Sul com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) para as crianças que estão sob proteção do Estado.

A Fundação de Proteção Especial está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH) e atua na execução de medidas de proteção a crianças em situação de risco pessoal e social em 30 abrigos residenciais. Com a doação, elas terão acesso a outros recursos, uma vez que o valor economizado chega a aproximadamente 35 mil reais.

Para a execução do convênio, a SDR realizou duas chamadas públicas, em 2015 e 2016, comprando alimentos de cooperativas da agricultura familiar para presídios do Estado. Outra chamada pública foi destinada para a Seduc, que passou a receber produtos em fevereiro de 2017. Após solicitação da FPE, a Seduc decidiu destinar as cinco toneladas de feijão, que complementarão a alimentação das pessoas assistidas pela instituição.

No ato de entrega, o secretário da SDR, Tarcisio Minetto (PSB/RS), agradeceu a compreensão da Seduc em colaborar com a FPE. "Acreditamos no espírito de cooperação e temos certeza de que foi um gesto solidário e necessário para atender a uma necessidade social", afirmou. Minetto ainda lembrou que as compras realizadas através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) contribuem para o desenvolvimento das cooperativas da agricultura familiar.

A secretária da SDSTJDH, Maria Helena Sartori, afirmou que a cooperação e a ação transversal entre as secretarias beneficiam desde o produtor familiar, a cooperativa e até as crianças que realmente precisam. "É um gesto muito importante e mostra que o Governo do Estado precisa conversar entre si para aproveitar melhor os recursos existentes e melhor atender a todos", disse.

Também estiveram presentes o Presidente da FPE, José Luis Barbosa (PSB/RS), o diretor de Cooperativismo da SDR, Lino Hamann; a diretora administrativa da FPE, Maria do Carmo Fuquim; o diretor-superintendente de Educação Profissional da Seduc, Eloí Flôres da Silva; o delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul, Márcio Madalena; e o diretor administrativo da Ceasa, Vanderlan Vasconselos (PSB/RS).

 

Com informações de Sílvia Lago e Itamar Pelizzaro 

Fonte: Ascom SDSTJDH