EGR encaminhará parecer para instalação de lombada eletrônica na ERS 235

03/04/2017 (Atualizado em 03/04/2017 | 18:14)

Elton Weber é deputado estadual pelo PSB/RS
Elton Weber é deputado estadual pelo PSB/RS

O deputado estadual Elton Weber (PSB), autoridades municipais de Nova Petrópolis, representantes de comerciantes do bairro Vale Verde e o vereador João Paulo Viana (PSB) participaram da reunião na última sexta-feira (31/03) com o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Lídio Nunes, para discutir uma solução que eleve a segurança no Km 4 da ERS 235 sem prejudicar os empreendimentos locais.

Na reunião, as empresárias Sandra Schumann e Lilian Fischer solicitaram um redutor de velocidade e um refúgio central para a entrada do bairro. Elas saíram mais tranquilas do encontro. “Vamos aguardar agora o que acontecerá, ficou claro que não queremos um guard rail “, disse Sandra. Segundo Nunes, a Prefeitura Municipal deverá enviar uma solicitação de onde é necessária a instalação da lombada eletrônica para que a EGR faça um parecer favorável ao   Departamento de Estradas e Rodagem (DAER), responsável pela instalação. O vereador lembrou que na reunião ocorrida em janeiro com a EGR ele já havia solicitado sinalização de acesso ao bairro e um refúgio para entrada e saída de veículos.

 Na última segunda-feira, a colocação do guard rail gerou polêmica e atrapalhou o trabalho das empresas ali localizadas pois a contenção impediria o acesso a cinco empreendimentos, prejudicando a comunidade. Após protestos no local e a interferência do prefeito e do deputado, a EGR reconheceu o erro e retirou a estrutura.

Para evitar que fatos como este se repitam, o secretário Municipal de Planejamento, Hermann Deppe, e secretário-adjunto de Planejamento, Lari Nienow, solicitaram que a Prefeitura seja previamente comunicada de obras nas vias do município. De acordo com Nunes, isso será feito. O presidente da EGR adiantou que juntamente com as ERS 115 e a RS 239, a ERS 235 está entre as rodovias prioritárias para implementação de um projeto completo de sinalização.Mesmo assim, placas de atenção e alerta para o trecho do bairro Vale Verde devem ser instaladas nas próximas semanas. A sugestão partiu do deputado. “Ficamos satisfeitos com a reunião, o que interessa é resolver o problema da comunidade”, concluiu Weber.

 

Texto: Patricia Meira

Fonte: Assessoria