TV Câmara lança documentário sobre Miguel Arraes nesta sexta-feira

31/03/2017 (Atualizado em 30/03/2017 | 19:21)

Arraes
Arraes

O documentário "Miguel Arraes - Origem do Líder", que a TV Câmara lança nesta sexta-feira (31/03), às 21h30, apresenta os possíveis motivos que levaram Arraes a ser considerado um dos principais líderes da esquerda brasileira e o transformaram num dos grandes inimigos do golpe de estado comandado por militares em 1964. O filme analisa ainda a influência política de Arraes no período anterior ao golpe.

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) afirmou que Arraes é o maior líder político e social do Brasil e que é merecedor de todas as homenagens por seus cem anos de vida. “Reafirmo que Arraes se tornou um símbolo de resistência e de luta pela democracia, por governos sempre éticos e pelos interesses dos mais pobres. Durante toda sua vida mostrou a postura, coerência e conduta de quem, mesmo diante do exílio sofrido na ditadura, mereceu conquistar o respeito que tem. ”

O cenário desolador da educação no Recife no fim dos anos 1950 é um dos temas do documentário. Quando foi eleito prefeito da cidade, 75% das crianças recifenses estavam fora da escola. A urgência educacional gerou o Movimento de Cultura Popular e a grande corrente de alfabetização liderada por Paulo Freire.

Eleito governador três anos depois, Arraes liderou o Acordo do Campo – uma mesa de negociação entre trabalhadores e donos de terra para garantir pagamento mínimo e outros direitos básicos. A situação conflituosa do campo colocou o estado entre os principais centros de ebulição social do país. Arraes começa a enfrentar resistências poderosas: proprietários conservadores, políticos que haviam perdido espaço e a política externa norte americana; mas também alguns integrantes das Ligas Camponesas, influenciados pela revolução cubana.

 

SERVIÇO

 

Trailer do documentário em: http://bit.ly/origemdolider

Estreia na sexta-feira, 31 de março, 21h30

No dia seguinte, estará disponível no portal do canal em camara.leg.br/tv

Direção e Roteiro: Luiz Felipe Matos

Produção Executiva: Getsemane Silva

Realização: TV Câmara

 

Com informações da Agência Câmara

Fonte: PSB Nacional