Especial: Presidente do PSB RS destaca os impactos da Autorreforma

03/02/2022 (Atualizado em 03/02/2022 | 16:17)

Foto: Sccopo Fotografia/Divulgação
Foto: Sccopo Fotografia/Divulgação

Desde 2019, o PSB nacional vem trabalhando na Autorreforma do seu estatuto partidário, criado em 1947, ano de fundação da sigla. A ideia é que, com os debates realizados - de Norte a Sul - entre as lideranças, militantes e simpatizantes, o documento seja atualizado e adequado às necessidades do mundo atual.


O PSB RS já foi diversas vezes elogiado pelo presidente nacional, Carlos Siqueira, pelo trabalho de condução dos debates acerca da Autorreforma. Os socialistas gaúchos têm contribuído com teses para a atualização do estatuto, de forma que ele se torne mais plural e inclusivo.


Na terceira parte da entrevista com Mário Bruck, presidente eleito no XV Congresso Estadual do PSB RS, o socialista falou sobre a contribuição da Autorreforma para uma nova forma de fazer política, através de ações práticas para sanar os anseios e as angústias da sociedade. Confira:


PSB/RS – Quais impactos a Autorreforma pode trazer ao partido, em especial ao PSB gaúcho?


Bruck – A Autorreforma proporciona a todos socialistas gaúchos a oportunidade de ajudar a escrever nosso programa partidário, atualizando nossas teses e visões políticas, nos conectando com os tempos que vivemos hoje. Nosso programa e manifesto é de 1947. Portanto, era imperioso que atualizações fossem feitas.
Não tenho dúvidas que a Autorreforma permitiu aos militantes gaúchos darem a sua contribuição, ajudando a atualizar nosso programa partidário, adequando o PSB às necessidades da vida moderna. Penso que a maior contribuição que a Autorreforma nos traz é a possibilidade, através de debates locais e regionais, de pensar em ideias e propostas que dão sentido a uma nova forma de fazer política. Isto é, os partidos contemplarem em suas ações práticas os anseios e angústias que a sociedade vive, pois o que ela quer dos partidos são soluções eficientes e eficazes para suas necessidades.
 Após aprovada no Congresso e registrada no TSE, a Autorreforma servirá de base às administrações públicas do PSB em todas as esferas do governo.


Quer saber mais?


>>> Clique aqui para ficar por dentro dos planos da nova gestão do PSB RS;

>>> Clique aqui para entender o que está sendo feito para o fortalecimento da sigla para o próximo pleito.




Fonte: ASCOM PSB RS