Giro pelo Estado – As principais notícias socialistas da semana no Rio Grande do Sul

28/01/2022 (Atualizado em 28/01/2022 | 15:53)

Poema inédito de Quintana, estiagem no Botucaraí, 100 novos socialistas leopoldenses, ocupações em Sapucaía do Sul


Literatura - Foi descoberto pelo livreiro George Augusto, de Porto Alegre, um poema inédito de Mario Quintana, morto em maio de 1994. O manuscrito de “Canção do Primeiro do Ano” estava dentro de um livro do poeta, adquirido de uma coleção particular composta por mais de 5 mil volumes.

A Associação de Amigos da Biblioteca Pública Estadual do RS comprou o manuscrito e o livro, que serão doados ao acervo da biblioteca, em cerimônia ainda a ser marcada. Também está prevista uma exposição do poema na Casa de Cultura Mario Quintana, onde o poeta viveu, no Centro de Porto Alegre.

 

Nicolau Vergueiro - O prefeito Geraldo Muniz assinou na tarde do último dia 24, o decreto nº 3.435/2022 que declara situação de emergência na área rural de Nicolau Vergueiro devido à estiagem que afeta o município. O decreto, com prazo de vigência de 180 dias, leva em consideração a falta de chuvas regulares desde o mês de outubro do ano passado.

 

Silagem - A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Taquara tem realizado, nas últimas semanas, o serviço de silagem com produtores rurais no interior do Município. A iniciativa está inserida no programa Patrulha Agrícola, no qual auxilia os agricultores com processos de silagem e lavração. 

 

Candelária - O prefeito socialista de Candelária, Nestor Ellwanger, o Rim, acompanhado do secretário de Planejamento  Lucas Michels e do Diretor de Planejamento Dionatan William da Rosa, visitaram na manhã desta terça-feira, 25, a região da Linha Boa Vista, em direção ao Faxinal dos Porto, onde a estrada está recebendo melhorias. A referida estrada foi reformulada há pouco tempo, quando recebeu material e envaletamento.

 

São Leopoldo - Mais de 100 novos socialistas em São Leopoldo. Este foi o resultado da 2º edição do Filia 40, uma iniciativa do diretório do PSB desse importante município do Vale dos Sinos que aconteceu, na manhã do último sábado, dia 22 de janeiro, na Rua Independência, bem a frente da Câmara Municipal de Vereadores.

 

Quem foi ao evento foi recepcionado pelo presidente do diretório municipal socialista, Diego Spech, pelo líder do PSB no Legislativo local, vereador Lemos, e pelo secretário Municipal, Willian Tiago. O presidente estadual da sigla, Mario Bruck, também prestigiou a campanha de filiação leopoldense, sendo um dos destaques da iniciativa, com grande interação com o público presente.

 

Sapucaia do Sul - O  Presidente do PSB RS, Mário Bruck, esteve com a comitiva de Sapucaia do Sul, na Secretaria de Obras e Habitação. Na pauta, o estudo de viabilidade de regularização das ocupações Marielle Franco e Semente de Marielle para que serviços públicos essenciais sejam postos à disposição da população, como por exemplo, o fornecimento de energia elétrica no local.

O encontro contou com a presença do Secretário José Stédile e da diretora de Regularização Fundiária da SOP, Letícia Gomes, e das líderes comunitárias Cinara e Moa, que coordenam as ocupações Marielle Franco e Semente de Marielle.

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS