Produtores rurais podem solicitar serviço de silagem através da Secretaria de Agricultura de Taquara

28/01/2022 (Atualizado em 28/01/2022 | 15:34)

divulgação
divulgação

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Taquara tem realizado nas últimas semanas o serviço de silagem com produtores rurais no interior do Município. A iniciativa está inserida no programa Patrulha Agrícola, no qual auxilia os agricultores com processos de silagem e lavração.  “Este é um serviço que já é realizado pela Prefeitura de Taquara, que disponibiliza o trator, a ensiladeira e os operadores, fazendo a silagem na casa dos produtores. É um trabalho voltado especialmente aos pequenos agricultores”, explica o secretário da pasta, Gilson Redin.

 

O trabalho de silagem é o processo de conservação do milho e de outras culturas, para ser o alimento de animais nos próximos meses, principalmente no inverno. Gilson frisa que os produtores que não tenham o maquinário para realizar este trabalho podem comparecer até a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e solicitar o serviço. “Eles devem preencher uma ficha com a provável data de realização da silagem, porque a plantação de milho tem o seu estágio de desenvolvimento, e há um momento certo para a realização desta atividade”, esclarece. 

 

Solicitação do trabalho pode ser feita na Prefeitura

A Secretaria está localizada no primeiro andar da Prefeitura de Taquara, na Rua Tristão Monteiro, 1278, Bairro Centro. O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30, e na sexta-feira, das 7h30 às 13h30. “Este é um serviço muito importante para os agricultores de Taquara, que conseguem gerar alimentos para os seus animais. Estamos sempre próximos dos produtores rurais, e não medimos esforços para contribuir com projetos importantes para aqueles que vivem do campo”, complementa a prefeita Sirlei Silveira.

 

Custo do serviço

O valor para a contratação do trabalho de silagem junto à Secretaria de Agricultura é de R$ 70,00 por hora, com o limite de 20 horas por produtor. O secretário destaca que este custo é praticamente metade do valor cobrado pelos serviços particulares. “Normalmente, o tempo gasto para fazer a silagem é de seis horas por hectare. Isso quer dizer que, se um agricultor possui três hectares de terra para a realização do serviço, o valor do trabalho seria de R$ 1.260,00”, analisa. Gilson salienta também que, após a finalização dos trabalhos, o produtor tem até 30 dias para realizar o pagamento.

Fonte: PMT