Bancada Socialista protocola projeto para criar a Reserva do Parque dos Pinhais em Caxias 

28/03/2017 (Atualizado em 28/03/2017 | 15:32)

Bancada Socialista em Caxias do Sul
Bancada Socialista em Caxias do Sul

Área de proteção ecológica será construída junto ao Sistema Marrecas. Vereadores Elói Frizzo, Edicarlos e Alberto Meneguzzi assinaram a proposição 

A bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) protocolou, na última quinta-feira (23/03), um projeto de lei, para instituir a Reserva Natural Parque dos Pinhais. A aquisição foi dada pela Lei 7.949, de 2 de julho de 2015. A principal finalidade da proposta é a preservação permanente de mais de 500 hectares de vegetação, situada na bacia de captação do Sistema Marrecas. 

O projeto leva em consideração o desenvolvimento da cidade, tendo em vista a preservação dos afluentes e o entorno das suas represas, que são áreas que afetam, diretamente, na qualidade da água. Atualmente, os demais sistemas sofreram agressões descontroladas, ao longo do tempo. O Sistema Dal Bó, que foi o primeiro barramento feito no município, por exemplo, hoje consta com seu entorno urbanizado. Da mesma forma, as demais também sofreram agressões. 

A represa do Faxinal, entretanto, foi a que obteve uma melhor proteção por parte do poder público. Com a Lei 3.497, de 25 de junho de 1990, foi criada a reserva ecológica e zona de proteção denominada Parque Ecológico do Faxinal. Essa ação restringiu ações como o corte, a utilização, a destruição ou a retirada de espécies nativas da fauna e flora de seu entorno. 

Com o cuidado necessário e antevendo possíveis atividades predatórias, de desmatamento e ou parcelamentos irregulares na região que comporta os principais afluentes do Sistema Marrecas, a Bancada Socialista entende que novas medidas são de extrema importância para preservar nossos recursos hídricos. "Estamos muito preocupados com as ações que têm sido desenvolvidas pela atual direção do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), de abandono daquela área. Voltou a pesca predatória, sem controle nenhum. Até a vigilância foi desativada", explica o vereador Elói Frizzo. O parlamentar geriu o Samae de 2013 a 2016, durante a administração do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho.

 

Ascom Prefa. Caxias do Sul

Fonte: Assessoria