Seca: Schuch pede recursos emergenciais do Orçamento

18/01/2022 (Atualizado em 21/01/2022 | 14:51)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) encaminho oficio ao relator do Orçamento 2022, deputado Hugo Leal (PSD/RJ) pedindo a destinação de R$ 1,5 bilhão para socorro dos municípios em estado de emergência por causa da seca. O recurso, conforme Schuch, oriundo das chamadas emendas de relator, que têm garantido R$ 16 bilhões no orçamento aprovado para este ano, seria utilizado pelas prefeituras para os programas de captação e distribuição de água, que vão desde a perfuração de poços, construção de cisternas, limpeza de açudes e fontes, distribuição de água nas propriedades, entre outras formas.


O deputado argumenta que o Rio Grande do Sul está sendo afetado pela maior seca dos últimos dezessete anos, que, somada a temperaturas altíssimas que tem ultrapassado os 40º, tem deixado um rastro de destruição e de prejuízos incalculáveis para a maioria dos municípios gaúchos. Mais de 200 já decretaram estado de emergência, número que deve crescer nos próximos dias. Ressalta ainda que o Estado tem no setor agropecuário 60% de suas exportações e uma participação de 40% no PIB. "Mais de 80% dos estabelecimentos rurais do RS são de agricultores familiares, que neste momento são os mais impactados, estando em risco inclusive sua manutenção alimentícia", afirma Schuch.


Além de formalizar o pleito por meio de ofício, encaminhado também para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), o deputado conversou com o relator por telefone, destacando a cenário emergencial e a necessidade urgente de ajuda aos municípios e agricultores gaúchos. "Nossa expectativa é de que o pleito possa ser atendido o quanto antes, a situação é muito grave".

Fonte: Ascom dep. Heitor Schuch