Sulgás amplia rede no centro de Porto Alegre

27/03/2017 (Atualizado em 27/03/2017 | 15:21)

Malha de gasodutos será ampliada na capital

Aproveitando a inserção constante do gás natural nos segmentos residencial e comercial no mercado porto-alegrense, a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) expandirá em 22,7 quilômetros sua rede de gasodutos na Capital, prevendo um investimento de cerca de R$ 10 milhões na ação. Atualmente, a estatal possui uma malha de 526 quilômetros no município.

Entre 2018 e 2020, deverão ser acrescidos ainda 64,3 quilômetros distribuídos em 34 bairros. A ampliação na cidade está sendo preparada por trechos, possibilitando que sejam ligados novos consumidores a cada finalização de obra. Atualmente, um dos focos dos trabalhos concentra-se no Centro Histórico de Porto Alegre. Na região, até o segundo semestre, a rede será incrementada em 5,8 quilômetros, além dos 3,1 quilômetros já construídos. A meta inicial nessa área é atender a 80 clientes, com um crescimento de 100 mil metros cúbicos ao mês de consumo, e o investimento previsto para este ano na iniciativa é de aproximadamente R$ 1 milhão.

O presidente da Sulgás, Claudemir Bragagnolo (PSB/RS), argumenta que entre os potenciais clientes estão restaurantes, hotéis e supermercados. O gás natural para esse perfil de consumidores pode ser empregado, em vez do GLP ou da eletricidade, para geração de energia térmica, cozimento de alimentos, aquecimento de água etc. O executivo destaca que o uso do gás natural contribui para melhorar a mobilidade na Capital, pois com uma menor demanda de GLP não são necessários tantos caminhões para transportar os cilindros com esse produto.

Outra vantagem é quanto à segurança, já que o GLP é mais pesado que o ar e o gás natural, mais leve, ou seja, dissipa mais facilmente em caso de um vazamento. O GLP, essencialmente, é uma mistura dos gases butano e propano, proveniente da destilação do petróleo. Já o gás natural é oriundo do metano e basicamente chega ao consumidor na composição que se encontra no subsolo. Bragagnolo revela que um local na área central de Porto Alegre que poderá receber gás natural ainda neste ano é o Mercado Público. Se o contrato de abastecimento for fechado, o dirigente comenta que será necessária apenas uma simples obra para materializar a operação. Teria que ser implementado um gasoduto de cerca de 100 metros, que puxaria o gás da rede que se encontra na zona portuária ali vizinha. No momento, situados no Centro são 11 restaurantes, dois supermercados e 13 hotéis que já consomem o gás natural. Entre os principais clientes da distribuidora estão os supermercados Zaffari Rua da Praia e Center Shop e hotéis como Hotel Express, Tulip Inn, Plaza São Rafael, Kolman, Master e Comfort.

Além do Centro, a Sulgás está concluindo obras no bairro Auxiliadora e irá começar a construção de ramais na Azenha, Santana, Farroupilha e Higienópolis.

 

Com informações do Jornal do Comércio, por Jefferson Klein 

Fonte: Jornal do Comércio