Vendas das agroindústrias familiares crescem 21% na Expoagro Afubra

24/03/2017 (Atualizado em 24/03/2017 | 14:52)

Tarcisio Minetto (PSB) é o secretário da SDR/RS
Tarcisio Minetto (PSB) é o secretário da SDR/RS

Na maior feira da agricultura familiar do Brasil, as agroindústrias alcançaram recorde de vendas esta semana. O balanço de comercialização da 17ª Expoagro Afubra, encerrada na quinta-feira (23/03), em Rio Pardo, apontou negócios da ordem de R$ 603 mil, crescimento de 21% em relação à edição passada. Os 149 estandes que ofereceram produtos coloniais, artesanato, plantas e flores durante os três dias da feira foram os mais visitados do evento.

“A qualidade das mercadorias é um inegável fator para este ótimo desempenho, mas também reconhecemos que o trabalho em parceria com Afubra, Emater e Fetag foi fundamental para termos um espaço organizado e atrativo para os visitantes”, avaliou o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto (PSB/RS), responsável por viabilizar a montagem do pavilhão.

Para o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR, José Alexandre Rodrigues, a mudança de localização do espaço, instalado ao lado do prédio da administração da feira, e os corredores mais amplos facilitaram a circulação do público e incentivaram as compras. “Além disso, os produtos com o selo Sabor Gaúcho, concedido pela SDR para empreendimentos legalizados e incluídos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, são reconhecidos pelos consumidores por terem qualidade diferenciada e procedência garantida”, analisou.

Conforme os organizadores, a Expoagro recebeu este ano 92 mil visitantes, aumento de 15% em relação a 2016. A comercialização em toda a feira chegou a R$ 53,8 milhões, incremento de 41% em relação ao resultado da edição do ano passado.Além do espaço das agroindústrias familiares, a SDR esteve presente na feira com a sua conveniada Emater, que recebeu os agricultores em 17 espaços temáticos. Ainda durante o evento, SDR e Emater lançaram o programa Gaúcho para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate.

 

Assessoria de Comunicação SDR

Fonte: Ascom SDR/RS