Marisa Schwarzer se reúne com administração do Presídio Regional para somar forças pela causa animal

29/11/2021 (Atualizado em 29/11/2021 | 11:02)

Construção de casinhas pet com mão de obra prisional e espaço para canil dentro do presídio foram pautas do encontro

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (26) a vereadora Marisa Schwarzer (PSB) esteve reunida com o administrador do Presídio Regional de Pelotas, Carlos Henrique Peil, e com o chefe da manutenção do presídio, Luis Claudio Galiano, para tratar de assuntos relacionados à causa animal na cidade. O primeiro assunto abordado foi a possibilidade de implantar dentro do presídio um canil para receber animais resgatados que passaram por tratamento e estão em período de recuperação. 


"Uma das coisas que a causa mais precisa são espaços que possam servir como casa de passagem, pois hoje uma diária para manter um animal pode custar até R$100", apontou a vereadora. Peil destacou que atualmente, por uma questão de estrutura, atender a demanda é complicado, pois todo espaço de canil da instituição é usado para os cães policiais. Mas afirmou que juntamente com a manutenção do presídio, a proposta seria analisada e, em um futuro próximo, poderia ser feito um teste começando com a disponibilidade de duas vagas.


O segundo assunto pautado no encontro foi a retomada do projeto de construção de casinhas pet com mão de obra prisional. O programa tem por objetivo atender animais em situação de rua ou que sejam tutelados por pessoas de baixa renda. Marisa ressaltou que a falta de abrigo para animais nessas condições, costuma ser grande em Pelotas, chegando a demanda de pelo menos 3 casinhas por semana. O administrador do presídio demonstrou interesse no restabelecimento da ideia, principalmente com o apoio da parlamentar, para que o projeto saia do papel novamente da forma mais correta, alcançando as pessoas e animais que realmente necessitam dessa ajuda. Marisa se colocou à disposição para criar um cadastro de protetores de animais que sejam voluntários para fazer a entrega das casinhas e também mapear as famílias a serem contempladas pelo serviço.

Fonte: Ascom vereadora Marisa Schwarzer