Esteio dá início às atividades da Semana da Consciência Negra

22/11/2021 (Atualizado em 22/11/2021 | 12:15)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na sexta-feira, dia 19, o Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Étnico Racial - COMPIER ESTEIO, promoveu a solenidade de abertura oficial da Semana da Consciência Negra 2021 - que ocorre conforme a Lei 5.591 de 06 de Dezembro de 2012. O evento ocorreu na Casa de Cultura de Esteio e contou com a participação de diversas autoridades, além de integrantes e simpatizantes do movimento negro.

De acordo com a socialista Sanny Figueiredo, presidente COMPIER municipal, a edição deste ano da Semana da Consciência Negra é ainda mais especial porque é alusiva aos 50 anos do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. “As atividades iniciaram no dia 11 de novembro e se estenderão até o dia 27, em sua maioria, na Câmara de Vereadores de Esteio. Também estamos realizando ações dentro das escolas da rede municipal com a exibição do curta ‘Vista a minha pele’, a fim de promover o debate entre a comunidade escolar”.

Sanny, que também é secretaria municipal da Negritude Socialista Brasileira (NSB) de Esteio, ressalta o marco histórico do povo negro e a data como símbolo de resistência. “O Brasil é o país com maior número de negros fora do continente africano. Mais da metade da população brasileira é negra e, ainda assim, a cada 23 minutos um jovem negro morre – segundo dados da ONU”. O Brasil foi o último país a abolir a escravidão e, até hoje, a população negra sofre com as consequências da falta de ações governamentais. “Nosso país é estruturalmente racista. Por isso, é mais do que necessário falar e lutar contra o racismo porque o racismo é um problema de toda a sociedade”.

Para o primeiro-secretário do PSB no Rio Grande do Sul, Rogério Salazar, receber o convite para participar da abertura da Semana da Consciência Negra foi uma honra, uma vez que refletir sobre os inúmeros desafios enfrentados pela negritude é uma obrigação da sociedade. “O momento é de reflexão e conscientização para que não haja mais a discriminação racial e nem racismo estrutural que, infelizmente, existe até os dias de hoje e precisa ser denunciado e combatido”, afirma.

Outras lideranças do PSB também marcaram presença na solenidade como o vereador Sandro Severo, Celso Procópio (presidente do CODENE), os filiados do PSB local Alex Fernandes e Ivana Lima. “Buscar a equidade racial, através de politicas publicas, é lutar contra as desigualdades que assolam a negritude há anos”, disse Severo, ressaltando que – infelizmente – as mulheres negras são as que mais sofrem quando o assunto é violência doméstica e desvalorização profissional.


Leia também - Por que o Dia da Consciência Negra não é reconhecido como feriado nos municípios gaúchos?

Fonte: Stéphany Franco/Ascom PSB RS